(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BATE E VOLTA - PIRANGUINHO (MG)

Piranguinho: a capital do Pé de Moleque em Minas Gerais


postado em 06/08/2019 11:49 / atualizado em 03/09/2019 14:08

A cidade de Piranguinho, no Sul de Minas, próxima a Itajubá, respira ares simples de quem vive no interior de Minas Gerais. O verde toma conta da região(foto: Jair Amara/EM/D.A Press)
A cidade de Piranguinho, no Sul de Minas, próxima a Itajubá, respira ares simples de quem vive no interior de Minas Gerais. O verde toma conta da região (foto: Jair Amara/EM/D.A Press)

No gosto popular, o tradicional pé de moleque é patrimônio da gastronomia regional. Porém na pequena cidade de Piranguinho, no Sul de Minas Gerais, a iguaria é realmente levada a sério. Afinal, o município mineiro é conhecido como a capital brasileira do famoso pé de moleque. Para se ter uma ideia, o doce é tombado como patrimônioimaterial do estado de Minas Gerais e patrimônio histórico do município. Na entrada da cidade há uma estátua em homenagem ao doce e à sua produção.
 
Anualmente ocorre a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo, unindo as tradicionais festas juninas, com shows e quadrilhas, acompanhado da iguaria título da cidade. Em 2019, diversas barracas e restaurantes da cidade que produzem o doce comandaram a produção de um de 24 metros. O pé de moleque gigante bateu o recorde da festa do ano passado, que media 23 metros. Em 2012, na sua sétima edição, foi feito um doce de pé de moleque com 17 metros de comprimento e 800 quilos.
 
A festividade já está na sua 14ª edição e reúne turistas de cidades vizinhas e de todo o país que buscam os destinos em Minas Gerais para aproveitar as opções que vão do lazer à gastronomia. A cidade tem mais de 15 barracas ao redor das vias diariamente, cada uma com uma cor diferente. A receita é a mesma, mas os produtores locais dão o seu toque especial na receita. Piranguinho tem cerca de 8 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as barracas coloridas e narrativas históricas da produção do doce contribuíram para os títulos. Se você é apaixonado pelo doce de amendoim, a cidade o convida para uma aventura bem crocante.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)