Fayda Belo, advogada e influenciadora, que conquistou a internet com seus vídeos engraçados sobre direito, acredita que toda a população merece ter conhecimento sobre o assunto. A consultora jurídica contou em entrevista exclusiva para o Estado de Minas, durante sua participação no último dia do FIRE FESTIVAL 2023, neste sábado (26/8), em BH, qual é a sensação de colher os frutos do projeto. 

“Durmo com o coração pulsando, porque essa era a meta. A gente cria para ajudar o outro, o dinheiro é relevante, mas o motor é quem vai ouvir e ver o vídeo. Enquanto esse corpo humano recebe, aprende, e isso muda a história dele, não tem preço.”, conta Fayda.

Fayda é advogada especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios e usa sua especialização para educar o público usando uma linguagem dinâmica. O objetivo é simplificar a linguagem rebuscada, para que todos tenham acesso à informações jurídicas. 

Os conteúdos da advogada, que usa uma linguagem dinâmica para falar sobre leis e direitos da população, tem um grande alcance. Um dos vídeos tem mais de 19 milhões de visualizações no TikTok. 

Fayda Belo

Fayda é advogada, especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios

Hotmart/Divulgação

Desafios de uma mulher preta 

Apesar de sentir que todos os dias “muros se rompem” quando o assunto é gênero e raça, Fayda destaca que ainda sofre empecilhos na sua área. Segundo ela, mulher preta que advoga no ramo criminal, o ramo em que atua, pode se tornar um ambiente machista e hostil.

“Quando eu falo em gênero, sempre pensam em quem é a mulher branca, porque reduzem a mulher negra à raça, quando na verdade a gente tem conhecimento técnico para falar de vários outros temas. Então, são muros que todo dia a gente vai rompendo, porque como uma boa brasileira, não desisto nunca”, afirma a advogada influenciadora.