Festival Fire

Expominas, na Gameleira, é palco do Fire Festival

Festival Fire/Divulgação
 
Na sétima edição, o Fire Festival reúne até este sábado (26/8), no Expominas, em Belo Horizonte, cerca de 8 mil pessoas e os maiores nomes do marketing digital e do empreendedorismo. Mas o que move uma audiência tão grande? Não é somente pelas figuras conhecidas como Érico Rocha, Leandro Ladeira, André Bernert, Bianca Andrade (a 'Boca Rosa') e tantos outros. O evento é muito maior que os nomes que atrai. Ele dita as tendências e as regras do jogo da Creator Economy.

João Pedro Rezende, ou JP Rezende, como é conhecido, o CEO da Hotmart, apresentou os surpreendentes números e o crescimento desse mercado. A Hotmart é considerada hoje a principal empresa do segmento. Ela começou há 12 anos e ganhou dimensão exponencial, saindo de um escritório com capacidade para seis pessoas, em 2012, para 1.600 colaboradores, em 2023. Hoje, a Hotmart vende em mais de 180 países e tem mais de 580 mil produtos cadastrados.

Mas afinal, o que é a Creator Economy?

Os modelos tradicionais de venda de produtos físicos realizados por empresários te divulgados por meio dos canais de mídia, como revistas, TV e rádio dá lugar a uma nova economia. Pessoas comuns com experiências em diversas áreas vendem cursos e treinamentos diversos que vão de mentorias especializadas como finanças, marketing, curso para gestantes, cursos de inglês até cursos como escrita criativa ou cursos de organização de casa.
 
Para atender a esse novo mercado, blogueiros, influenciadores, criadores de conteúdo, filmakers, branding, agências de marketing digital, empreendedorismo e muita tecnologia. Ao todo, 100 palestras dividas em 5 palcos com conteúdos sobre influência, como produzir textos de qualidade para vendas, como fazer marketing utilizando tecnologias, como encontrar o produto certo para vender.

JP, CEO da Hotmart

JP, CEO da Hotmart

Fire Festival/Divulgação

Inteligência artificial é a bola da vez

Entre as temáticas mais citadas no evento a inteligência artificial (IA) tem um lugar especial. JP Rezende, CEO da Hotmart, fez uma palestra em que falou sobre o crescimento da Hotmart, sobre os lançamentos e a importância das tecnologias na gestão das empresas. Segundo o CEO, a IA pode ser mostrada a partir de duas óticas, ambas positivamente: a primeira como aliada e suporte nas atividades repetitivas, na criação de planilhas, resolução de problemas e criação de textos para servir de base para um texto maior e mais elaborado. E o outro como oportunidade para que as pessoas possam não apenas ser usuárias dessas tecnologias, mas também consigam reinventar profissões e criar novos negócios.

O mapa do sucesso

Todo mundo quer vender produtos digitais de qualidade, mas o que faz um empreendedor ter sucesso? O que os campeões de vendas na Hotmart têm em comum? JP Rezende concluiu, ao longo de mais de uma década de trabalho, que estar disposto a falhar é uma característica fundamental. "É preciso correr riscos para que as coisas possam acontecer." Outro ponto levantado por ele é fazer o que se gosta e continuar estudando e se aprimorando sempre, especialmente em um mercado que muda constantemente.

Leia mais: IA possibilita economia para empresários e ajuda consumidores

Para ajudar empresários em sua jornada, a Hotmart falou sobre o Hotmart Pages - produto que cuida da inclusão da inteligência artificial na geração de relatórios, de estruturas de cursos, na criação de emails-padrão e na construção de páginas de vendas. Uma das novidade que vai impactar o mercado de produtos digitais, explica o CEO, é o Hotmart Brain - produto que combina inteligência e automação.

Falhar em um mundo de incertezas

A maioria dos palestrantes destacou que "vivemos em um mundo de incertezas, ainda mais quando o assunto é marketing digital". Segundo os especialistas, tudo muda muito rapidamente, por isso é preciso compreender que falhar faz parte do processo. Muitas gerações foram educadas com a máxima de que errar era ruim, que falhar era para quem não se preparava ou que o erro poderia trazer grandes prejuizos, o que foi desbancado por JP.

Outro ponto alto do evento foi a palestra da artista, cantora e compositora Iza, entrevistada pela jornalista Aline Aguiar, no palco do Fire Festival. Iza falou sobre o tema "Empreendedorismo: por que todo mundo pode". A cantora trouxe importantes ensinamentos no Fire. "Apesar de a inteligência artificial ser um tema abordado, a inteligência humana é muito mais importante. E as dificuldades e desafios são inerentes a todos os humanos", disse.