O bilionário Elon Musk anunciou, neste sábado (29/4), mais um mudança no Twitter, rede social da qual é dono: A partir do próximo mês, os veículos de mídia, como jornais, rádios, televisões e portais de notícias, poderão cobrar dos usuários por leitura de artigo. 


Segundo o empresário, isso tudo será feito “com um clique”. Para acessar o conteúdo, o internauta não precisará de uma assinatura ou um cadastro.

 

A ideia é que os interessados que não têm uma assinatura mensal para acessar os artigos paguem um preço maior do que aqueles que assinam para ler um conteúdo que lhe interesse. 


Elon Musk chamou a novidade de “ganha-ganha” tanto para os leitores quanto para os veículos. “Será uma grande vitória para ambas as organizações de mídia e para o público”, postou. Musk não deu detalhes de como funcionará para o leitor fazer o pagamento.  

tela inicial do Twitter

Além de poderem ter uma assinatura mensal para acessar os conteúdos via Twitter, Elon Musk anunciou que os usuários poderão ler conteúdos isoladamente, sob pagamento

Pixabay

A medida está sendo criticada pelos usuários da rede, que temem uma migração dos veículos de mídia para a plataforma. “No curto prazo, os jornais vão priorizar o Twitter como veículo”, reclamou uma usuária. 


Vale lembrar que, em março de 2022, Musk criticou os paywalls em portais de notícias. “O slogan atual do ‘Washington Post é ‘a democracia morre na escuridão’. Cativante, com certeza, mas então o que há com o acesso pago para as notícias?”, questionou em seu perfil.