(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

WhatsApp: como funciona o novo serviço do app que faz desaparecer imagens e vídeos

Aplicativo agora permitirá que seus usuários façam com que as fotos ou vídeos que enviam a seus contatos desapareçam depois de vistas pela primeira vez


05/08/2021 09:42 - atualizado 05/08/2021 12:19


Aplicativo agora permitirá que seus usuários façam com que as fotos ou vídeos que enviam a seus contatos desapareçam depois de vistas pela primeira vez(foto: WhatsApp)
Aplicativo agora permitirá que seus usuários façam com que as fotos ou vídeos que enviam a seus contatos desapareçam depois de vistas pela primeira vez (foto: WhatsApp)

O WhatsApp lançou uma nova função. O aplicativo agora permitirá que seus usuários façam com que as fotos ou vídeos que enviam a seus contatos desapareçam depois de visualizá-los.

Assim que o destinatário abrir a imagem, a opção "ver uma vez" irá excluí-la, sem salvá-la no telefone.

De acordo com o WhatsApp, o recurso visa "dar aos usuários ainda mais controle sobre sua privacidade".

No entanto, grupos de defesa da criança expressaram preocupação de que as mensagens de desaparecimento automático possam ajudar a encobrir as evidências de abuso sexual infantil.

 

Por que não se deve compartilhar o vídeo que foi gatilho para a morte de adolescente 

Polêmica

A ONG britânica Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC, na sigla em inglês) já havia discordado do Facebook, empresa dona do WhatsApp, sobre o uso de mensagens criptografadas.

Essa criptografia significa que a polícia não pode ver as mensagens "em trânsito", apenas o remetente e o destinatário podem.

Mas a exclusão automática de mensagens pode significar que dispositivos apreendidos em batidas policiais também não contenham provas.

"Esse recurso de visualização pode colocar as crianças em risco ainda maior, dando aos criminosos outra ferramenta para evitar a detecção e apagar as evidências, quando os esforços para combater o abuso sexual infantil já são dificultados pela criptografia de ponta a ponta", diz Alison Trew, da NSPCC.

O WhatsApp, por sua vez, defende que a opção vai aumentar a privacidade de seus usuários, dizendo que ela poderia ser usada para fotos descartáveis, mas pessoais, como quando alguém experimenta uma roupa em uma loja e pergunta a um amigo como ela fica ou quando é enviada uma senha para alguém.

"Nem tudo que compartilhamos precisa se tornar um registro digital permanente", disse a empresa. "Em muitos telefones, apenas tirar uma foto significa que ocupará espaço no rolo da câmera para sempre."


WhatsApp lançou um recurso de desaparecimento de mensagens em novembro(foto: Getty Images)
WhatsApp lançou um recurso de desaparecimento de mensagens em novembro (foto: Getty Images)

Nova mensagem

Os usuários saberão que uma mensagem é para "ver uma vez" porque a visualização ficará oculta e um ícone grande com o número "1" será exibido.

No entanto, como as mensagens que desaparecem em outros aplicativos como o Snapchat, é possível que um usuário faça uma captura de tela ou grave a tela da mensagem quando ela for aberta pela primeira vez, ou filme uma tela com outra câmera.

O recurso também vem com outras limitações:

  • As fotos não serão salvas automaticamente na galeria do telefone.
  • Os arquivos não podem ser encaminhados, salvos, compartilhados ou marcados com estrela.
  • Ele irá expirar se não for aberto em duas semanas.

O WhatsApp lançou um recurso de desaparecimento de mensagens em novembro.

Essa opção exclui as mensagens de texto do remetente e do destinatário após sete dias e se tornou uma das fontes de preocupação em alguns países, como o Reino Unido.

A lei britânica considera que as informações relativas a "discussões ou decisões substantivas" devem ser mantidas em arquivo histórico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)