Publicidade

Estado de Minas

Waze guia motoristas com voz de Lula: 'Vire à esquerda, companheiro!'

Imitação do ex-presidente é uma brincadeira compartilhada entre os usuários da plataforma de GPS; entenda


postado em 06/12/2019 13:53 / atualizado em 06/12/2019 14:17

(foto: Arquivo/CUT-RS)
(foto: Arquivo/CUT-RS)
"Vire à direita", diz a voz de Lula - um tanto contrariada já que esse é o rumo oposto de seu campo ideológico. O comando, naturalmente, não vem dos palanques. Para ouvi-lo, é preciso estar conectado ao aplicativo Waze que, agora, oferece aos motoristas a possibilidade de serem guiados pelo timbre rouco do ex-presidente.

O tom da gravação fica mais animado quando os caminhos tomam a direção esquerda. "Vira à esquerda, companheiro!”, diz o app de GPS. Já quando há alguma viatura por perto, a inflexão do petista, solto há aproximadamente um mês após 580 dias de prisão, é preocupada: “Polícia reportada à frente, companheiro. Cuidado!”, alerta a imitação. Rota traçada, Lula faz ao usuário um convite entusiasmado para iniciar a viagem: “Está pronto? Eu estou! Vamos, companheiro, tomar os meios de produção!", convoca o político. 

Segundo a assessoria de imprensa do Waze, o áudio não é original da plataforma. Trata-se de uma espécie de recurso interativo que permite que as pessoas gravem seus próprios comandos e os compartilhem com a comunidade. "Esse recurso está disponível desde 2017. Basta que o usuário acesse o menu de configurações", explicou a assessoria. 

Além de Lula, outras "copilotos' populares são Bob Espoja, Scooby Doo e Sid, personagem da animação A Era do Gelo. A voz do presidente Jair Bolsonaro ainda não foi disponibilizada. 

O "GPS" Lula fez sucesso nas redes sociais. Veja a repercussão:








receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade