(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Coluna vertebral sustenta corpo, mas é uma das partes mais maltratadas pelos humanos

Quase sempre a sobrecarregamos com posturas inadequadas, peso excessivo e gestos aparentemente inofensivos


postado em 20/02/2011 09:37 / atualizado em 20/02/2011 10:09

Cristiano Menezes, especialista em coluna, diz que para alguns pacientes a cirurgia se torna uma obrigação e para outros é opção(foto: 14/04/10. Credito: Maria Tereza Correia/EM/D.A)
Cristiano Menezes, especialista em coluna, diz que para alguns pacientes a cirurgia se torna uma obrigação e para outros é opção (foto: 14/04/10. Credito: Maria Tereza Correia/EM/D.A)
Muita gente a maltrata. Ela custa a dar sinais de sua existência, mas é uma das partes mais sensíveis do corpo. Embora seja percebida apenas quando algo está errado, a coluna vertebral literalmente é a sustentação corporal. Para mantê-la no lugar, são necessários cuidados cotidianos com a postura. São atitudes que perpassam todos os afazeres ao longo do dia, que devem ser incorporadas aos hábitos, a exemplo do que faz a estudante de moda e artesã Ana Paula Costa, de 42 anos. “Fico o tempo inteiro vigilante. Tomo cuidado com o jeito de me sentar, de dormir e até de caminhar. A respiração também é superimportante. Estou o tempo inteiro preocupada com minha coluna”, diz.

Desde os 12 ela trata de uma escoliose torácica e lombar, que adquiriu quando praticava musculação, por orientação equivocada do treinador na época. Porém, nem todos são como Ana Paula no cuidado com a coluna. Muitos a maltratam com posições inadequadas, sobrecarregando-a com pesos excessivos e, até mesmo, com gestos aparentemente inofensivos, como cruzar as pernas. “O hábito para as mulheres é uma posição confortável, além de elegante. Porém, é preciso ficar atento para não abusar, pois pode prejudicar a saúde”, alerta o neurocirurgião Pedro Augusto Deja Teixeira, diretor clínico do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral.

Ao cruzar as pernas, a coluna vertebral se desvia para a esquerda ou para a direita, devido ao desequilíbrio da região pélvica. Outro problema que pode ser ocasionado por esse costume, além de prejudicar o fluxo sanguíneo, é a escoliose (desvio da coluna vertebral no plano frontal). A coluna é uma das partes mais importantes do corpo humano, uma vez que é responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso, bem como suas curvaturas são responsáveis pela força e equilíbrio corporal.

De acordo com o neurocirurgião, cerca de 90% das pessoas têm, tiveram ou terão dores nas costas. “As dores podem ou não representar uma doença”, afirma. Elas podem ser resultantes de um torcicolo e um mau jeito ou até mesmo causadas por problemas mais sérios, como escoliose, artrose, hérnia de disco, entre outros problemas que afetam grande parte da população.

Para entender a complexidade da coluna vertebral, basta saber que é composta por superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. São sete vértebras cervicais, 12 torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e cerca de quatro coccígeas. A coluna se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril (ilíaco). É dividida em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)