(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ATLÉTICO

Em três jogos, Atlético iguala número de jovens da base utilizados em 2020

Garotos formados na Cidade do Galo ganham espaço na largada do Mineiro


10/03/2021 08:44 - atualizado 10/03/2021 08:47

Jovens do Atlético durante jogo contra o Uberlândia(foto: Pedro Souza/Atlético)
Jovens do Atlético durante jogo contra o Uberlândia (foto: Pedro Souza/Atlético)
O planejamento do Atlético para o elenco de 2021 tem duas diretrizes claras: contratar reforços que mudem o time de patamar e, ao mesmo tempo, dar mais espaço às categorias de base. Embora pareçam incongruentes, os caminhos têm se mostrado promissores no início da temporada.

Por um lado, o clube foi ao mercado em busca de atletas de renome internacional, como o meia Nacho Fernández e o atacante Hulk (e não vai parar por aí). Por outro, já igualou, em três jogos, o número de jogadores formados na Cidade do Galo que ganharam oportunidades na equipe profissional na última temporada.

Em todo o calendário de 2020 - que se estendeu até este ano -, dez atletas criados na base alvinegra disputaram partidas pelo time de cima: o goleiro Michael, o lateral-direito Talison, os zagueiros Gabriel e Gustavo Henrique, os volantes Adriano e Wesley, os meias Marquinhos e Calebe, além dos atacantes Sávio e Marquinhos.

Nas três rodadas iniciais do Campeonato Mineiro de 2021, a quantidade é a mesma. Aproveitados na temporada passada, Gabriel, Sávio e Calebe voltaram a ser acionados. A eles, somam-se o lateral-direito Matheus Lima, os meio-campistas Rubens, Iago, Júlio César, Neto, Echaporã e o atacante Felipe Felício.

Desses, o mais experiente é o zagueiro Gabriel, de 25 anos. O defensor foi promovido definitivamente ao time de cima em 2016 e disputou, por empréstimo, uma temporada com a camisa do Botafogo. “Temos que exaltar esses meninos que se colocaram à disposição para ajudar e deram a vida dentro do campo”, elogiou.

Outros nomes de destaque são Sávio, que tem recebido chances desde os tempos do técnico Jorge Sampaoli, além de Echaporã, Júlio César e Calebe, que marcaram gol nesta temporada.

Futuro

Na largada do Estadual, o Atlético tem mandado a campo um time formado por jogadores menos utilizados do profissional e jovens da base. Até aqui, tudo saiu como o planejado. Foram três vitórias (3 a 0 sobre a URT, 2 a 1 diante do Tombense e 4 a 0 no Uberlândia), que colocam a equipe na liderança da competição.

Internamente, o clube entende que alguns desses jovens podem compor o elenco nas principais competições da temporada: a Copa do Brasil, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Tudo dependerá do desempenho no Estadual, da avaliação do técnico Cuca e da concorrência com os mais experientes.

Os atletas considerados titulares do Atlético na temporada 2020 tiveram um período de recesso e se reapresentaram na Cidade do Galo nessa segunda-feira. A partir das próximas semanas, tornam mais difícil a disputa para os garotos.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)