(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas INCLUSÃO SOCIAL

Nadador César Cielo participa de projeto que ajuda atletas deficientes

Medalhista olímpico, Cielo é padrinho do projeto da Academia Aqualita, que tem foco ainda na educação dos atletas amparados


01/02/2021 04:00 - atualizado 01/02/2021 08:35

César Cielo concordou em apadrinhar o projeto que permite que pessoas como Rayssa tenham acesso à prática esportiva gratuita (foto: Aqualita/Divulgação)
César Cielo concordou em apadrinhar o projeto que permite que pessoas como Rayssa tenham acesso à prática esportiva gratuita (foto: Aqualita/Divulgação)
Um dos maiores nadadores olímpicos do país, com duas medalhas de ouro e duas de prata, além de seis ouros e uma prata em mundiais, César Cielo, ex-competidor pelo Minas, está de volta a Belo Horizonte. Ele agora é padrinho de um projeto da Academia Aqualita, o “Gigantes da Água”, que tem como objetivo a inclusão de atletas deficientes, além de tentar ajudar na educação destas pessoas.

“Fui convidado pela Aqualita para ser embaixador do projeto. Já estou envolvido nesse tipo de ação com o Instituto Cielo e Projeto Nadar, em Itajaí. É um projeto social voltado para amputados. O objetivo é trazer uma saída para todos, dar a oportunidade da prática esportiva gratuita. Acho que esse é um caminho interessante e viável”, diz Cielo.

Segundo ele, um dos pontos que o fez participar do projeto é o fato de que este busca ajudar não só na prática do esporte, mas, também, conseguir próteses para os participantes. “É importante esse lado social dos esportes aquáticos. Ter o esporte como ferramenta para conseguir bolsa de estudos, seja no ensino primário, médio ou universitário. Esse é um caminho, além de que poderemos descobrir um talento para disputar a Paraolimpíada”.

Acidente de moto


Uma das pioneiras do projeto e que se tornou a madrinha do mesmo é a cuidadora de idosos Rayssa Guimarães de Oliveira, de 23 anos. Ela, que é estudante do nono período de enfermagem, perdeu as duas pernas, acima do joelho, em um acidente, em agosto do ano passado.

“Eu era motoqueira. Participava de vários grupos. Nos finais de semana, sempre tinha um café da manhã num lugar afastado de BH. Estava em um encontro em Paineiras. Na volta para casa, me acidentei. Bati contra a mureta da estrada. Minas artérias foram laceradas. Tive de ser resgatada de helicóptero”, conta ela.

O sofrimento durou mais alguns dias, segundo Rayssa. “No hospital, tive três paradas cardíacas. Meus rins pararam de funcionar. Chegaram a mandar minha mãe, Célia, se despedir de mim. Disseram pra ela que eles quase me perderam. Mas ela tinha esperança. Eu consegui voltar à vida”.

Mas Rayssa sempre teve uma paixão: nadar. “Eu sempre frequentei cachoeiras, rios e lagoas. Foi onde aprendi a nadar. Quando me recuperei, pedi a meus amigos que me levassem para nadar numa cachoeira. Mas não consegui nadar. Foi péssimo”.

Porém, quis o destino que uma proprietária do Aqualita, Thalita, estivesse na mesma cachoeira e falou sobre o projeto e a convidou a participar. “Não pensei duas vezes. A gente tem de ser forte e não pode desanimar, desistir, nunca. Estou no projeto, para nadar e ajudar.”

Ela e Cielo seguem o lema do projeto. “Temos de acreditar no potencial do esporte como forma de inclusão. O objetivo é beneficiar pessoas carentes e com deficiência/amputados. Por meio de aulas de natação, podemos transformar o esporte em amor, disponibilizando toda a nossa estrutura para quem mais precisa (psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos)”.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para gigantesdaagua @aqualitapremium.com.br, solicitando participar do projeto social e contar um pouco de sua história. A academia existe há 10 anos.


Currículo invejável de Cielo
JOGOS OLÍMPICOS

Medalha Edição Prova
Ouro       Pequim’2008 50m livre
Bronze Pequim’2008 100m livre
Bronze Londres’2012 50m livre

MUNDIAIS

Ouro Roma’2009 50m livre
Ouro Roma’2009 100m livre
Ouro Xangai’2011 50m livre
Ouro Xangai’2011 50m borboleta
Ouro Barcelona’2013 50m livre
Ouro Barcelona’2013 50m borboleta
Prata Budapeste’2017 4x100m livre

MAIS CONQUISTAS
Em Mundiais de piscina curta, Cielo conquistou cinco ouros, uma prata e seis bronzes. No Campeonato Pan-Pacífico ganhou um ouro, uma prata e um bronze. Nos Jogos Pan-Americanos, são sete medalhas de ouro e uma de prata.




*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)