(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BRASILEIRÃO

Atlético: Mais vivo do que nunca

Com uma atuação quase perfeita no Mineirão, time mineiro domina o Flamengo, goleia por 4 a 0 e faz as pazes com seu torcedor. Com um jogo a menos, volta à vice-liderança


09/11/2020 04:00 - atualizado 09/11/2020 10:11

Os dois gols de Sasha, um de Keno e outro de Zaracho mostraram que a noite foi de brilho coletivo no Galo(foto: Fotos: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )
Os dois gols de Sasha, um de Keno e outro de Zaracho mostraram que a noite foi de brilho coletivo no Galo (foto: Fotos: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )

No momento em que mais enfrentava descrédito de sua torcida no Campeonato Brasileiro, o Atlético respondeu à altura com grande futebol contra um dos adversários mais qualificados do futebol nacional. Com máxima concentração desde o início e sendo letal nas finalizações, o alvinegro foi impiedoso contra um Flamengo totalmente desorganizado e bem fragilizado, como há muito não é visto.

O show de bola atleticano na goleada por 4 a 0, no Mineirão, ajuda a restabelecer a paz com os torcedores, que vinham cobrando atuações mais convincentes nos últimos compromissos diante da alta expectativa criada pelo início arrasador na competição.

O Atlético não vencia havia quatro jogos, queimando toda a gordura que acumulou em relação às demais equipes. Nesse período, se tornou um time previsível e facilmente batido pelos adversários. Contra o Flamengo, porém, toda essa oscilação ficou no passado: o Galo mostrou repertório diferente e surpreendeu o arquirrival com dois gols em sete minutos, praticamente selando a conquista dos três pontos em casa.

No segundo tempo, voltou a mostrar força para consolidar a grande vitória. O time mineiro já havia batido os cariocas no turno, por 1 a 0, no Maracanã, em agosto.

Foi a sétima vitória alvinegra no Gigante da Pampulha nesta edição da Série A. O Galo tomou a vice-liderança do rubro-negro, ficando a um ponto do primeiro colocado, Internacional – que ontem empatou com o Coritiba por 2 a 2. Mas a principal mensagem que o grupo comandado por Jorge Sampaoli passou com a grande atuação é a de que pode superar suas próprias carências e se manter firme na briga pelo título, por mais que as dificuldades sejam enormes.

Novo reforço, Eduardo Vargas assistiu ao jogo de um camarote do estádio
Novo reforço, Eduardo Vargas assistiu ao jogo de um camarote do estádio


“Soubemos aproveitar as chances. Estávamos pecando, criávamos, mas hoje (ontem) conseguimos acertar o pé. Tivemos tranquilidade e inteligência para vencer. Conseguimos uma vitória para dar confiança para a sequência do Brasileiro”, comemorou o atacante Keno, que voltou a deixar sua marca depois de quatro partidas. “O Flamengo tem um time bom, precisávamos entrar ligados. A concentração foi fundamental para o resultado”, completou o camisa 11.

O destaque do jogo foi Eduardo Sasha, autor de dois gols de puro oportunismo – chegou a cinco com a camisa alvinegra. A boa atuação do camisa 18 vem num momento ideal, já que o clube contratou recentemente o chileno Eduardo Vargas, indicado por Sampaoli e favorito a ocupar a vaga de centroavante. Vargas inclusive acompanhou a partida de um camarote do Mineirão

Quem também apareceu bem foi Zaracho, que, com poucos minutos em campo, fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra. O argentino era um dos candidatos a começar a partida por causa das lesões de Jair e Nathan, mas a comissão técnica optou por escalar inicialmente três zagueiros, com Igor Rabello atuando ao lado de Réver e Junior Alonso.

Superação


Suspenso, Sampaoli assistiu ao jogo de um camarote. Coube ao auxiliar Jorge Desio repassar as orientações do comandante e conduzir a bela atuação coletiva do Galo. Diferentemente de partidas anteriores, o Atlético teve postura reativa contra o Fla, beneficiando-se das jogadas de contra-ataque, quase sempre lideradas por Keno e Savarino.

Jorge Desio destacou a superação dos jogadores depois de uma sequência ruim na competição: “Vínhamos de quatro jogos sem vitória. Conseguimos fazer um bom jogo contra uma equipe muito boa. Marcar quatro gols não é fácil. Foi um presente para o torcedor. Temos que estar contentes pelo jogo contra um adversário tão qualificado”.

Ele entende que a equipe precisa manter o máximo de nível de concentração: “A motivação nossa é jogo a jogo. Estamos em formação e seguimos trabalhando em busca de evolução. Ainda há muito trabalho. Ganhamos de 4 a 0, mas ficamos sem vencer quatro jogos. Podemos conseguir os objetivos, mas às vezes não”.

O Galo volta a campo no sábado, contra o Corinthians, em São Paulo. Em seguida, vai a Fortaleza encarar o Ceará, no Castelão. O próximo jogo em casa será apenas no dia 25, contra o Botafogo, no Mineirão.


Atlético 4 x Flamengo 0


Atlético
Everson; Igor Rabello, Réver (Gabriel 40 do 2º) e Junior Alonso; Guga (Zaracho 35 do 2º), Allan (Borrero 40 do 2º), Alan Franco e Guilherme Arana; Savarino, Keno (Marrony 35 do 2º) e Eduardo Sasha (Bueno 24 do 2º)
Técnico: Jorge Desio
Flamengo
Hugo; Isla, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís (Renê 21 do 2º); Willian Arão, Thiago Maia (Michael 20 do 2º), Gerson e Éverton Ribeiro (Lincoln 32 do 2º); Bruno Henrique e Pedro (Gabriel 32 do 2º)
Técnico: Domènec Torrent
20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Gols: Eduardo Sasha 3 e Keno 7 do 1º; Eduardo Sasha 13 e Zaracho 37 do 2º
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique Andrade e José Reinaldo N. Júnior (DF)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartão amarelo: Thiago Maia, Alan Franco, Éverton Ribeiro, Guilherme Arana, Junior Alonso, Marrony e Borrero
Próximos jogos: Corinthians (f), Ceará (f) e Botafogo (c)


Até o Inter ficou feliz


O Internacional esteve duas vezes à frente do placar, mas não conseguiu segurar a vitória sobre o Coritiba, no Beira-Rio, e manteve a liderança do Brasileiro graças ao Atlético – se o Flamengo tivesse vencido no Mineirão, teria superado o Colorado. 

Com a goleada, no entanto, o alvinegro se reaproximou dos gaúchos, que têm apenas um ponto a mais que o Galo

O Inter jogou praticamente todo o segundo tempo com 10 jogadores após a expulsão de Heitor em lance que gerou polêmica. O lateral-direito acertou um pisão na coxa de Robson e, depois de ser chamado ao VAR, o árbitro Dyorgines de Andrade aplicou direto o cartão vermelho. Minutos antes, Heitor havia recebido o amarelo – o terceiro de uma sequência – e agora terá de cumprir dois jogos de suspensão no Brasileiro.

Na quarta-feira, o Inter recebe o América pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. No Coxa, que não teve cinco jogadores, contaminados pela COVID-19, foi a estreia do técnico Rodrigo Santana, ex-Atlético.

No duelo entre os treinadores portugueses, o Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 em São Januário, gol de Luiz Adriano. O resultado foi péssimo para os cariocas, que completaram nove jogos sem vencer no campeonato (sete derrotas e dois empates) e entraram no Z-4. É a pior série sem vitórias do Vasco na história do Brasileiro, igualando as marcas de 2008 e 2015, anos em que a equipe foi rebaixada.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)