teste molecular

A grande maioria dos nódulos na tireoide são benignos, mas até 30% deles são classificados como 'indeterminados' e, por segurança, o procedimento padrão é a cirurgia para extração da tireoide

Arquivo Pessoal


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, entre os dias 4 e  23 de setembro, a consulta pública (CP) Nº 117, em que recebe contribuições para as recomendações preliminares relacionadas às propostas de atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde. Um dos pleitos foi o projeto que levou ao desenvolvimento de um teste para diagnóstico e prognóstico de tumores de tireoide.

A tecnologia poupa os pacientes e o sistema de saúde de cirurgias desnecessárias, que acabam sendo feitas quando o método tradicional de diagnóstico dá um resultado “indeterminado” e o nódulo é retirado, por precaução. 

A solicitação é a de incluir o teste no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. A empresa já apresentou estudos mostrando não apenas a efetividade do teste, como também a economia que os planos terão.



O exame desenvolvido pela Onkos Diagnósticos Moleculares, startup apoiada pelo Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) reduz em até 75% as cirurgias em nódulos de tireoide inderterminados.
 
De acordo com Marcos Tadeu dos Santos, fundador e CEO da empresa, a consulta pública demonstrou interesse e participação social, incluindo médicos, especialistas e órgãos do governo. "Esperamos com este nível de contribuições a ANS consiga efetivamente tomar a melhor decisão no processo de incorporação, uma vez que em todos o relatos e contribuições efetivamente se enxerga o valor da tecnologia em reduzir as cirurgias que poderiam ser evitadas, promovendo sustentabilidade, e mais que isso, a capacidade preservar as tireoides, em inúmeros pacientes preservando sua qualidade de vida e fazendo que os mesmos tenha seu curso natural de vida." 

Levantamento

Marcos Tadeu dos Santos

Marcos Tadeu dos Santos, fundador e CEO da Onkos Diagnósticos Moleculares

Arquivo Pessoal
De acordo com Marcos, a grande maioria dos nódulos é benigna, mas até 30% deles são classificados como 'indeterminados' e, por segurança, o procedimento padrão é a cirurgia para extração da tireoide. Ainda segundo Santos, apenas 25% dos casos são malignos, o que significa que 75% das cirurgias em casos de nódulos indeterminados são potencialmente desnecessárias.

Os números são resultado de um estudo clínico que acompanhou 435 pacientes, durante dois anos, que fizeram o exame em todas as regiões do Brasil. Segundo o trabalho, divulgado na revista eBioMedicine, foram evitadas 74,6% de cirurgias potencialmente desnecessárias. Além disso, em 92,3% dos casos o uso do teste alterou a conduta clínica dos médicos.

A empresa teve apoio do PIPE em diferentes fases de desenvolvimento. Na fase 1, toda a parte diagnóstica do exame foi desenvolvida. Na fase 2 foram determinados os marcadores prognósticos, que determinam a agressividade dos nódulos malignos. Na fase 3, além do objetivo técnico-científico, houve um objetivo de mercado, com a contratação de um profissional responsável pela geração de dados de custo-efetividade e pela interação com atores públicos e privados a fim de buscar a incorporação do exame.

Leia também: Saiba da relação entre os distúrbios da tireoide e o diabetes

Prêmio Octavio Frias de Oliveira

O projeto foi um dos vencedores do 14º Prêmio Octavio Frias de Oliveira. O anúncio ocorreu no dia 11 de agosto, em cerimônia promovida pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e pelo jornal Folha de S. Paulo.

“Este prêmio é um reconhecimento não apenas da qualidade do nosso trabalho, mas mostra uma mudança de postura em relação a como a pesquisa em ambiente privado é vista no Brasil. Ter uma instituição tão tradicional como o Icesp valorizando uma pesquisa realizada no ambiente privado, reconhecendo que ela tem valor científico, para a sociedade e para os pacientes, é positivo. Mostra uma evolução em como a pesquisa feita em empresas é vista”, comenta Santos à Agência FAPESP.