A toxina botulínica é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos

A toxina botulínica é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos

Freepik

toxina botulínica deixou de ser associada ao tratamento das linhas e rugas, ou seja, direcionada para fins corretivos, e agora é aplicada antes mesmo desses primeiros sinais do envelhecimento, com foco preventivo. Mas isso vale a pena? O conceito da aplicação antecipada da toxina botulínica é o de tratar os músculos faciais usados com mais frequência, a fim de evitar a formação de rugas.

"A toxina botulínica é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos. A substância promove um bloqueio neuromuscular, impedindo que as sinapses nervosas cheguem ao músculo e se concentrem no local. A remoção dos movimentos musculares da face resulta em uma redução das linhas de expressão e impede que uma ruga dinâmica se torne uma ruga estática", explica o cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro da Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), Paolo Rubez. "Esse é o tratamento mais usado para rugas, mas também permite uma pequena elevação das sobrancelhas", acrescenta o médico.

Sobre a aplicação preventiva, segundo a médica especialista em cosmetologia pelo Instituto BWS, Cláudia Merlo, a toxina previne rugas estáticas na testa, entre sobrancelhas e ao redor dos olhos. "A toxina botulínica paralisa o músculo e o paciente não realiza as rugas dinâmicas e consequentemente as estáticas. A partir do momento que essas rugas já estão instaladas, o tratamento torna-se impossível. Podemos, sim, amenizar, mas uma fratura dérmica já foi estabelecida", diz a médica. Ainda há o benefício da melhora do aspecto da pele, que fica mais iluminada.

Leia: Tratamentos de pele sem downtime viram febre nos consultórios médicos

Esse é um tratamento que não tem indicação por idade, mas sim necessidade, segundo os especialistas. "Eu nunca estipulo idade para início de prevenção de rugas estáticas com toxina botulínica, pois algumas pessoas são menos ou mais expressivas, então ao conversar com meu paciente na consulta observo toda mímica sem ele saber que estou realizando essa avaliação. Então, assim que essa força muscular aumenta e as rugas dinâmicas são muito frequentes, já indico a toxina botulínica, independentemente da idade", argumenta Cláudia Merlo.

Assim como a indicação, a regularidade também depende de cada caso, variando de quatro a seis meses. No caso de indivíduos muito expressivos, que costumam se expor ao sol com frequência, praticantes de musculação, tabagistas ou homens, pode ser feito a cada quatro meses.

A toxina botulínica preventiva pode ser aplicada nas rugas do bravo (entre as sobrancelhas), rusgas do espanto (testa) e pés de galinha. Cláudia ainda cita as áreas do depressor do ângulo oral (que promove canto de lábio caído) e queixo.

Não há nenhum risco para a saúde, desde que o procedimento seja realizado por profissional capacitado, em condições de higiene adequada, respeitando a dose e diluição para cada indicação.

Para fugir de aspectos congelados e artificiais da aparência, é necessário que o injetor seja um médico e tenha amplo treinamento e experiência na execução dessas injeções. Ficar longe de 'festas de botox' também ajuda. "Mesmo sendo um procedimento não cirúrgico, a toxina botulínica precisa ser realizada por profissional capacitado em ambiente estéril", aponta Cláudia Merlo.