Mulher fazendo o sinal de silêncio

Muitas mulheres vivem dores - ressecamento vaginal, falta de libido e desconforto - e acham que são problemas só seus

Freepik

Nesta quinta-feira (20/7) é celebrado o Dia do Amigo. A data comemora a amizade entre pessoas de diferentes idades, gêneros e personalidades, em que se fazem importantes principalmente em momentos difíceis como no luto e na enfermidade. Agora, quando o assunto é sexo, menstruação e menopausa surgem muitos tabus e o hábito do diálogo com os amigos pode ajudar na quebra de preconceitos, empoderamento, autoconfiança e bem-estar físico e emocional.

De acordo com levantamento realizado pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, quando o assunto é sexo, o mesmo é tratado como tabu entre homens e mulheres de diferentes idades. Quase 50% afirmaram ter dificuldade de assistir uma cena sensual de filme ou série perto de familiares ou amigos. Ainda que não sejam números expressivos, compartilhar de assuntos tidos como tabu, atuam no esclarecimento de dúvidas, na quebra de preconceitos. 


Para Marina Ratton, cofundadora da Feel&Lilit, marca de produtos para o bem-estar íntimo da mulher, falar sobre sexualidade com as amigas, no caso das mulheres, é fundamental e transformador. “Muitas mulheres vivem dores – ressecamento vaginal, falta de libido e desconforto – e acham que são problemas só seus, por exemplo. Sentem-se envergonhadas e retraídas, mas quando verbalizam essas dores com outras mulheres, percebem que não estão sozinhas e que compartilhar ajuda na resolução do problema”, explica. 

Dentro do universo feminino, ainda existem mais dois assuntos tabus para as mulheres: menstruação e menopausa. Muitas mulheres costumam fugir destes temas e se sentem desconfortáveis em abordá-los, mesmo com amigas. Mas falar sobre menstruação e menopausa é fundamental, pois são ciclos que fazem parte da vida da mulher. 

Saúde masculina 

O urologista João Brunhara informa que, ao contrário do que se imagina, falar sobre sexualidade nas rodas de conversa de amigos homens é ainda mais difícil. “Sabemos que, diferente das mulheres, que normalmente buscam tratamentos de saúde e bem-estar íntimo, os homens costumam se retrair, seja por vergonha ou falta de confiança. Por isso, além do apoio profissional em casos de problemas de saúde e sexualidade, diálogos com os amigos ajudam a resolver muitas dores”, explica.