
A OMS alerta que o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos
Towfiqu barbhuiya/UnsplashMalefícios do açúcar

Açúcar refinado é fonte de calorias vazias, com poucos ou nenhum nutriente
Hebi B./Pixabay- Consumo excessivo de açúcar pode levar ao ganho de peso e obesidade, aumentando o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
- Açúcar refinado é fonte de calorias vazias, com poucos ou nenhum nutriente. Seu consumo excessivo pode levar à deficiência de vitaminas e minerais essenciais.
- Açúcar pode causar flutuações nos níveis de açúcar no sangue, resultando em picos e quedas de energia.
Malefícios da sucralose

'A única forma de evitar a sucralose é consumir alimentos frescos e não industrializados e, ao optar por produtos processados, ler os rótulos e preferir aqueles com ingredientes reconhecíveis', alerta Letícia Lucas, médica nutróloga
Arquivo PessoalComo identificar e substituir produtos com sucralose?
Os vários tipos de adoçantes
- Aspartame: Estudos associam seu consumo a dores de cabeça, alterações de humor, problemas digestivos e risco aumentado de diabete tipo 2 e obesidade. Pode conter fenilalanina, prejudicial para portadores de fenilcetonúria.
- Acessulfame K: Apesar de ser considerado seguro pela FDA em doses normais, estudos relacionam seu uso a alterações hormonais, problemas reprodutivos e risco de câncer. Não é metabolizado pelo corpo e é excretado inalterado na urina.
- Sacarina: Associada a câncer de bexiga em testes laboratoriais, embora seja improvável que cause o mesmo efeito em humanos. Estudos demonstram potencial carcinogênico e genotóxico. Não tem valor nutricional e é excretada inalterada.
- Neotame: Similar à aspartame, com potencial de causar efeitos colaterais semelhantes. Aproximadamente 7.000 a 13.000 vezes mais doce que o açúcar, o que permite uso em concentrações muito baixas. Apesar de ser considerado seguro pela FDA, pouco se sabe sobre seus efeitos a longo prazo.
- Advantame: Aprovado pela FDA em 2014, é cerca de 20.000 vezes mais doce que o açúcar e está presente em concentrações muito baixas em alimentos e bebidas. Apesar de estudos laboratoriais e simulações computacionais indicarem baixa toxicidade, os dados sobre sua segurança em humanos são muito limitados. Pode ser metabolizado em pequenas quantidades, mas a maior parte é excretada inalterada.
Leia também: OMS aponta: adoçantes não são eficientes no controle do peso.
Descubra alimentos e bebidas que contém a presença de adoçantes artificiais e indicações de como substituir:
- Refrigerantes diet e zero açúcar: Contêm frequentemente aspartame, acessulfame K ou sucralose. Prefira água, chás ou sucos naturais.
- Bebidas energéticas diet: Repletas de adoçantes artificiais como sucralose, aspartame e acessulfame K, além de cafeína em excesso. Para impulsionar energia de forma natural, opte por bebidas como, água de coco natural, chás naturais e infusão de ervas, suco de frutas, smoothies, água com limão.
- Iogurtes diet e light: Normalmente adoçados com aspartame, acessulfame K e sucralose. Opte por iogurtes naturais, sem adição de açúcar ou adoçantes.
- Sobremesas congeladas light: Contêm tipicamente sucralose, além de gorduras hidrogenadas e outros aditivos. Prefira frutas frescas ou preparar suas próprias sobremesas.
- Barras de cereais diet: Repletas de adoçantes artificiais como maltitol, sucralose, estévia e aspartame. Escolha no lugar barras com ingredientes integrais e frutas secas, com pouco ou nenhum adoçante.
- Chicletes e balas diet: Feitos com acessulfame K, aspartame, sucralose ou sacarina para substituir o açúcar. Evite-os e prefira frutas frescas, secas ou chocolates com alto teor de cacau e pouco açúcar.
- Alimentos light e diet em geral: Como regra, desconfie de rótulos que anunciam versões "light", "diet" ou "zero" de alimentos normais, pois quase sempre indicam adição de adoçantes e outros aditivos artificiais. Prefira alimentos frescos e com ingredientes integrais sempre que possível.
*Para comentar, faça seu login ou assine