vários tipos de salsicha sobre um balcão

No caso dos industrializados, os nitritos dão a coloração rosa aos processados

PublicDomainPictures por Pixabay
Os nitritos são compostos encontrados naturalmente na água e no solo e comumente ingeridos da água potável e de fontes alimentares. Estão presentes também em fertilizantes e em aditivos para aumentar a vida útil de carnes processadas. Uma pesquisa da Sorbonne Paris Nord University, na França, publicada na PLOS Medicine associa o consumo regular desses componentes ao risco aumentado de diabetes tipo 2.

A equipe analisou dados sobre 104.168 participantes com ao menos 15 anos e constatou que aqueles que relataram maior ingestão de nitritos tiveram um risco aumentado de desenvolver a doença. “Os resultados podem apoiar a necessidade de melhor regulamentação da contaminação do solo por fertilizantes, e as autoridades de saúde pública já recomendam que limitem o consumo de alimentos com esses aditivos”, indicam os autores.
Segundo os pesquisadores, as principais fontes de nitritos são os vegetais de folhas verdes e a beterraba. No caso dos industrializados, eles costumam proporcionar a coloração rosa aos processados. “A exposição também ocorre na produção e na transformação de produtos como borracha, látex, fertilizantes, pesticidas e cosméticos”, completa Marcella Garcez, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia.

Leia também: 
 Uma em cada 10 pessoas adoecem por ingerir alimentos contaminados. 


A equipe indica algumas limitações do estudo, como o fato de os hábitos alimentares serem autorrelatos. Marcella Garcez concorda. “Mesmo sendo um estudo robusto, esse trabalho não é suficiente para orientar mudanças de comportamento, mas é um importante sinal para orientar estudos mais controlados.”