(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Cotidiano

Butantan produzirá medicamento de alto custo para doenças autoimunes

O remédio é usado no tratamento de doenças inflamatórias crônicas autoimunes, como artrite reumatoide, e do trato gastrointestinal, como Crohn e colite


18/11/2022 16:23 - atualizado 18/11/2022 17:04

Instituto Butantan
O medicamento será disponibilizado na rede pública por meio de um acordo realizado, ainda em dezembro do ano passado, entre o Butantan e a farmacêutica Sandoz (foto: Governo de SP/Divulgação )
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Instituto Butantan começará a fornecer, a partir de dezembro deste ano, 398 mil unidades do medicamento de alto custo adalimumabe ao Ministério da Saúde. Um contrato de R$ 166 milhões, com duração de um ano, foi firmado entre a pasta e a instituição.

 

O remédio é usado no tratamento de doenças inflamatórias crônicas autoimunes, como artrite reumatoide, e também de enfermidades do trato gastrointestinal, como doenças de Crohn e colite.

 

Segundo o governo de São Paulo, a parceria deverá beneficiar anualmente 30 mil usuários do SUS.

 

 

 

O medicamento será disponibilizado na rede pública por meio de um acordo realizado, ainda em dezembro do ano passado, entre o Butantan e a farmacêutica Sandoz. A parceria prevê a transferência de tecnologia da empresa para o instituto brasileiro. Com isso, o adalimumabe será totalmente produzido no país.

 

No ano passado, pacientes sofreram com o desabastecimento do medicamento no SUS. Na ocasião, o governo federal teve dificuldades para garantir o fornecimento de adalimumabe ao país.

 

O Butantan é referência na fabricação de imunobiológicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)