Estado de Minas DOENÇAS RARAS

Edição genética corrige falha em células imunológicas

De acordo com cientistas, método pode levar a novos tratamentos para uma doença rara em células imunes

27/10/2022 09:51

Células
(foto: Pixabay)

Uma falha nas células que formam uma parte fundamental do sistema imunológico pode ser reparada com uma técnica pioneira de edição de genes, segundo pesquisadores da Universidade College London (UCL), na Inglaterra. O método, demonstrado em tecidos humanos e em camundongos, foi relatado na revista Science Translational Medicine e, de acordo com os cientistas, pode levar a novos tratamentos para uma doença rara em células imunes.

Pacientes com a doença, conhecida como insuficiência de CTLA-4, carregam mutações em um gene que faz com que as células T - que ajudam a controlar o sistema imunológico e a proteger o corpo de infecções e do câncer - se comportem de forma anormal. Isso os leva a sofrer de autoimunidade grave, condição em que o organismo ataca os próprios tecidos e órgãos, incluindo as células sanguíneas.