(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CÂNCER

Dor nas costas e fratura óssea são principais sintomas do mieloma múltiplo

Ortopedista oncológico explica que mieloma múltiplo é o principal tumor maligno ósseo que se desenvolve na medula óssea e gradativamente enfraquece os ossos


17/08/2022 11:40 - atualizado 17/08/2022 11:43
683

silhueta de uma homem com dor nas costas, onde tem um mancha vermelha
(foto: Tumisu / Pixabay )
Segundo o Observatório de Oncologia, o mieloma múltiplo (MM) representa de 10 a 15% dos cânceres hematológicos. Apesar de haver poucos dados epidemiológicos sobre a doença no Brasil, estima-se que mais de sete mil casos são identificados por ano. Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) constatou que os procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o mieloma múltiplo estão concentrados nos estados de São Paulo (25,52%) e Minas Gerais (12,75%), seguidos pelo Rio Grande do Sul (8,43%) e Rio de Janeiro (8,25%).

Especialistas ressalvam que um dos principais desafios da doença é a fase do diagnóstico e seus sintomas, que podem levar o paciente a buscar outras especialidades, como clínica geral e fisioterapia, conforme explica o ortopedista oncológico do Hospital Vila da Serra,  Rodrigo Gandra. 

“O mieloma múltiplo é o principal tumor maligno ósseo que se desenvolve na medula óssea e gradativamente enfraquece os ossos. Por essa razão, o paciente pode sentir lombalgia, dor nas pernas, fadiga – porque tem seu sistema imunológico comprometido, podendo desenvolver anemia e ter sangramentos por distúrbio da coagulação – e sofrer fraturas por trauma mínimo, mais comumente nas regiões da coluna, bacia e do fêmur proximal", avisa o ortopedista oncológico.

Tumor afeta homens e mulheres com mais de 60 anos 

O tumor afeta homens e mulheres com idade superior a 60 anos e, de acordo com Rodrigo Gandra, não está associado a fatores de risco. “No entanto, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação equilibrada e abandonar o tabagismo são hábitos que ajudam a proteger o organismo e podem prevenir diversos tipos de câncer, inclusive o mieloma múltiplo. Isso porque a obesidade promove alterações hormonais e um estado inflamatório crônico, que estimulam a proliferação celular e inibem a morte celular programada que garante a manutenção de tecidos e órgãos”, endossa.

O ortopedista oncológico informa que o tratamento do MM é administrado de forma individualizada, “considerando seu estadiamento, e pode envolver cirurgia para remoção do tumor, radioterapia ou quimioterapia”.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)