
mamada inadequada, os balões e brinquedos fora da faixa etária, assim como alimentos como pipoca, amendoim e milho estão os principais motivos de sufocação nos pequenos”, alerta a pediatra da Fundação São Francisco Xavier, Fabiana Melato.
A principal causa de engasgo nos menores de um ano é o leite materno e nos maiores de um ano é o balão. “É preciso ter muito cuidado com as crianças. A 
Conheça ss manobras de desengasgo:
1 - Bebês menores de um ano
A primeira medida a ser tomada sempre é chamar o suporte avançado de vida. Se tiver mais de um adulto presente frente a uma criança engasgada, enquanto um chama o Samu ou Corpo de Bombeiros, o outro inicia as manobras de desengasgo.
Existem duas principais manobras: uma para bebês menores de um ano e outra para os bebês acima dessa faixa etária. A manobra feita em bebês de até um ano é feita colocando o bebê de bruços em cima do braço do adulto.
Faça cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas, naqueles ossos maiores que temos no meio das costas. A compressão é feita com a região hipotênar (a parte gordinha da mão). Com a mão aberta, bata cinco vezes entre as escápulas do bebê. Após, vire o bebê de barriga para cima, ainda apoiado no braço do adulto. Isso com a cabeça do bebê inclinada para baixo. É apenas uma inclinação. Faça cinco compressões com dois dedos, o indicador e dedo médio, sobre o esterno da criança (o osso que tem no meio do tórax, entre os mamilos).
Caso a criança em qualquer momento da manobra comece a chorar, tossir, vomitar, pare a manobra e observe se essa criança vai corar, voltar a respirar. Se isso acontecer, interrompa a manobra.
Leia também: Primeiros socorros: saiba como agir dentro da hora dourada.
Caso contrário, ela deve continuar, até que o suporte avançado de vida chegue ou até que o bebê desengasgue. Lembrando que toda manobra de desengasgue só pode ser feita se o paciente estiver consciente.
Se a criança perder a consciência, desmaiar, a manobra de desengasgue deve ser interrompida e deve ser iniciada a manobra de reanimação, com a criança deitada numa superfície rígida, reta e deve-se iniciar com a pressão torácica até que o suporte avançado de vida chegue. Não existe mais indicação de fazer respiração boca a boca nestes pacientes.
2 - Bebês maiores de um ano
Para os bebês maiores de 1 ano, é indicada a manobra de Heimlich, com o adulto se posicionando por trás da criança. Nela, o adulto pode inclusive, se ajoelhar, se for mais confortável para quem estiver tentando o desengasgue, o ideal é que fique tórax com tórax.
Nesta situação, o adulto vai abraçar a criança por trás, fechar uma das mãos como se fosse dar um soco, com a outra mão envolver essa mão fechada e faça uma letra J imaginária. Então, deve-se posicionar a mão em cima da boca do estômago da criança e fazer um “jota” para dentro e para cima, repetidamente sempre a mesma manobra até que a criança coloque o objeto estranho para fora, chore, tussa ou vomite.
Leia também: Primeiros socorros: cuidados devem ser imediatos.
Leia também: Primeiros socorros: cuidados devem ser imediatos.
Se a criança perder a consciência a manobra de desengasgo deve ser interrompida imediatamente e iniciadas manobras de reanimação enquanto aguarda o suporte avançado de vida.