(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SISTEMA DIGESTIVO

Evitar a irritação do intestino é fundamental para quem está emagrecendo

Nutricionista revela o que pode deixar o intestino irritado. Cuidar bem do órgão no processo de emagrecimento e para uma qualidade de vida melhor é essencial


28/06/2022 09:50 - atualizado 28/06/2022 10:00

Dieta
(foto: Malidate Van/Pexels)

Entender o papel do sistema digestivo e a importância de seu bom funcionamento para quem está em processo de emagrecimento é essencial. "Cuidar bem do intestino no processo de emagrecimento e para uma qualidade de vida melhor, é fundamental", diz a nutricionista Monik Cabral, formada há 9 anos pela Universidade Gama Filho (UGF), no Rio de Janeiro, e fisioterapeuta formada pela universidade Estácio de Sá desde 2004.

A especialista, que tem experiência com problemas como diabetes, hipertensão e obesidade, entre outros, lista os principais motivos que podem levar à irritação do órgão, hábitos que merecem atenção.

Mastigação errada

A nutricionista Monik Cabral
"Cuidar bem do intestino no processo de emagrecimento e para uma qualidade de vida melhor, é fundamental", diz a nutricionista Monik Cabral (foto: Arquivo Pessoal)
O alimento deve ser bem mastigado antes de ser deglutido. Sua consistência deve ser pastosa para que as substâncias envolvidas no processo de digestão possam atuar efetivamente. Assim, quando chegar ao estômago, o alimento estará nas condições ideais para ser tratado pelo suco gástrico e pelas enzimas estomacais.

Sono com má qualidade

Quem não dorme o mínimo recomendado - de sete a oito horas por noite - pode ter um mal funcionamento do intestino.

Excesso de consumo de gordura

O excesso do consumo de gordura pode ser muito prejudicial para o funcionamento do intestino. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada.

Uso excessivo de medicamento

O uso de medicamentos como os laxantes, em grande quantidade, pode causar prejuízos à saúde. A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Além dos pontos citados, Monik Cabral lembra ainda que as alergias alimentares, a baixa produção de ácido gástrico e o excesso de carboidrato refinado também podem irritar o intestino.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)