
Ingredientes:
- 20 limões mexerica (limão capeta)
- 1 colher (sopa) debicarbonato de sódio
- Água
- 800 g de açúcar cristal
- Para finalizar
- Açúcar refinado
Iguaria :
- Feita a partir de sementes e miolo de goiaba, as geleias de Filomena Dimas Morais, de Vista Alegre, trazem na cor viva e no paladar seu diferencial. Além do produto, a doceira prepara outras variedades de doces, vendidos em sua própria casa.
- Contato:(32) 3423-9210.
Modo de Preparo:
Lavar bem os limões e retirar a polpa (somente as cascas, com a parte branca interior, serão usadas). Cobrir as cascas com água e levar ao fogo com o bicarbonato até levantar fervura. Retirar do fogo, escorrer e cobrir os limões com mais água. Deixar de molho de um dia para o outro. Trocar a água e deixar mais um dia. Bater as cascas no liquidificador com metade da água. Levar a mistura obtida ao fogo baixo, em um tacho, com o açúcar, e mexer até começar a desgrudar do fundo da panela.
Despejar o doce em um tabuleiro e, no dia seguinte, retirar colheradas e passar no açúcar refinado.
Cantinho de iguarias

Apanham-se amoras no pé, jabuticabas colorem o chão, tamanha a fartura, isso sem falar nas pitangas, goiabas, laranjas, limões e tantas outras. Duas vezes por semana, Idelanda leva ao Mercado dos Produtores da cidade parte da produção do casal. O restante vai para o tacho e se transforma nas mais deliciosas iguarias, como compotas, geleias e doces cristalizados. Uma dessas tentações é o doce de limão-capeta, ou limão-mexerica, como é também conhecido na região.
Feito com a casca da fruta, a receita produz aquela incrível sensação na boca, quando se fundem os sabores azedo e doce. Quando é chegada a hora de partir, a anfitriã não perde tempo e mostra sua gentileza. Um pouco do doce é embrulhado para que os visitantes saboreiem durante a viagem e se recordem, com saudade, daquele lugar encantado.
