
Ingredientes:
- Feijão fradinho na quantidade desejada
- 1 colher (sopa) de sal para cada quilo de massa
- Pimenta-malagueta desidratada e moída
- Óleo para fritar
Picante
:
- Para os amantes daquela pimentinha na comida, fica a dica dos produtos Campo Miranda, feitos no capricho ecom muita qualidade, com matéria-prima cultivada no distrito de Roças Novas.
Contato:(31) 9609-6066 (Edna).
Modo de Preparo:
Cortar o jiló em tiras finas, no sentido do comprimento, e, à medida que for picando, pôr em água com limão e sal, para não escurecer. Escorrer e levar ao fogo com água, até os pedaços ficarem macios. Escorrer e pôr em uma vasilha com os pimentões. Em uma frigideira, refogar, em um fio de azeite, o alho, a cebola, o orégano, o manjericão, o cheiro-verde e a pimenta. Despejar sobre o jiló e misturar.
Pôr o restante do azeite e misturar. Servir com pão sírio ou torradas.
Preciosos fogões de caeté
Em Caeté, muitas são as chamadas "bolinheiras", especialistas na arte de preparar o quitute. E não pensem que é tarefa fácil chegar a esse posto. Aparentemente simples, a massa do bolinho de feijão é chata que só ela. Se o menor dos detalhes não for seguido à risca, o resultado é um bolinho encharcado ou seco demais, que, certamente, não vai agradar. "Tem que tomar cuidado com a massa.
Não pode deixar respingar gordura nela e tem que moer o feijão no ponto certo", explica Maria Madalena Mendes, uma das mestras no assunto. Natural do histórico distrito de Morro Vermelho, de onde trouxe a receita, ela faz a festa de quem vai à feirinha dos sábados com generosas porções do bolinho. Fritos na hora, os petiscos têm poderosas artimanhas para sedução. E é por isso que o melhor a fazer é correr para a próxima receita, antes que o pecado da gula nos vença mais uma vez.
