Ingredientes:
- 1 leitoa inteira, de 10 kgaproximadamente, limpae desossada
- Tempero caseiro a gosto(para usar na leitoae no recheio)
- 2 kg de moela
- 2 kg de cenoura picadae cozida
- 2 dúzias de ovos cozidose picados
- 1 kg de farinha de mandioca
- 250 g de manteiga
- 3 cebolas picadas
- Cheiro verde a gosto
- Material
- Linha e agulha grossa para costurar a leitoa
- Da roça :
- A antiga estação ferroviária de Cataguases abriga o Centro Cultural Eva Nil, que homenageia em seu nome uma das divas do cinema mudo. Em um dos espaços, o visitante encontra licores, doces e biscoitos produzidos pela Associação Mulheres Rurais da cidade.
Modo de Preparo:
Passar tempero em toda a leitoa, por dentro e por fora, e deixar descansar de um dia para o outro, coberta com um pano. Limpar a moela e pôr na panela de pressão, com água até cobrir e sal. Cozinhar por 15 minutos, depois de dar pressão. Em uma panela, refogar, na manteiga, a cebola, a moela e tempero caseiro. Acrescentar à mistura a cenoura, a farinha e, por último, os ovos. Misturar. Rechear a leitoa com essa farofa e, em seguida, costurar.
Pôr a leitoa em um tabuleiro e regar com água fervente, para ela ficar firme. Desprezar a água e forrar o tabuleiro com alumínio. Levar ao forno alto por seis horas.
Mineirissíma cozinha de tiradentes
Tamanho entusiasmo com as panelas rendeu pratos como a leitoa recheada, uma receita que a mineira aprendeu com o avô e que fez fama até fora do distrito. "Quando era nova, via meu avô desossando a leitoa e preparando-a. A idade avançou e ele não conseguia mais fazer o trabalho. Resolvi, então, fazer uma surpresa a ele e, no seu aniversário de 70 anos, desossei uma leitoa e preparei da maneira como ele fazia", conta.
Desde então, não faltam encomendas deste prato que, por tradição, é a estrela nas celebrações, com mesa sempre cheia. Para combinar, apenas um arroz branco, boa prosa e uma branquinha para quem gosta. Sorte que tais ingredientes Minas temos com fartura.
