(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BH

Defensoria Pública aciona a Justiça para anular eleição do Conselho Tutelar

Defensoria Pública ingressou com a ação civil pública, na noite dessa quarta-feira (4/10), pedindo a anulação da eleição para o Conselho Tutelar de BH


05/10/2023 10:43 - atualizado 05/10/2023 11:15
440

várias pessoas em uma fila para votar
Eleição para o Conselho Tutelar de Belo Horizonte foi marcada por filas e instabilidade no sistema de votação (foto: Tulio Santos/EM/D.A.Press01-10-2023)
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) ajuizou, na noite dessa quarta-feira (4/10), ação civil pública pedindo a anulação da eleição do Conselho Tutelar de Belo Horizonte. Além disso, a entidade solicita que um novo pleito seja realizado em até 60 dias.
 
A ação foi protocolada na Vara Cível da Infância e Juventude. No documento, a Defensoria pede a suspensão da homologação do resultado da eleição, divulgado ontem no Diário Oficial do Município (DOM). 
 
O pleito, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi realizado no último domingo (1º/10), mas marcado por muitas filas causadas pela instabilidade do sistema adotado. De acordo com o Executivo, equipes técnicas começaram a atuar logo que os problemas foram relatados.
  
Mesmo assim, muitas pessoas desistiram de votar, o que logo mobilizou alguns órgãos, como a Defensoria Pública e o Ministério Público. A recomendação dada à prefeitura pelas entidades foi adotar a cédula impressa para o registro de voto e estender o horário de votação. A DPMG também pediu a anulação da eleição. 
 
A PBH atendeu parcialmente o que foi solicitado. Os eleitores usaram o voto no papel e o horário da eleição, que se encerraria às 17h, foi até as 18h.
 
Na segunda-feira (2), em nota, a PBH informou que decidiu manter o resultado da eleição, considerando a lisura do processo e em respeito aos quase 50 mil eleitores que se dirigiram às seções eleitorais. A prefeitura ainda informou que enviará um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal para alterar pontos da legislação que impedem o uso de equipamentos da Justiça Eleitoral nas eleições do Conselho Tutelar. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)