(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÃO

Sistema cai e eleitores desistem da votação do Conselho Tutelar em BH

Instabilidade no sistema criado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) causou filas e transtornos


01/10/2023 11:50 - atualizado 01/10/2023 17:03
440

As eleições para o Conselho Tutelar em Belo Horizonte, na manhã deste domingo (1/10), causaram transtornos aos eleitores. Segundo relatos enviados ao Estado de Minas e publicados nas redes sociais, o sistema utilizado passou por instabilidades, causando filas nos locais de votação.

Em alguns colégios eleitorais, apenas um computador foi disponibilizado e a morosidade no processo levou eleitores a desistirem de participar do pleito. Na escola municipal Senador Levindo Coelho, no Bairro Serra, Região Centro-Sul da capital, por exemplo, a fila se compara a uma eleição parlamentar.

Já no antigo prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no Bairro Santo Antônio, a reportagem conversou com eleitores que relataram a desorganização do processo, que conta com apenas uma sala de votação.

Sebastião Peixoto, de 71 anos, foi votar pela primeira vez em um conselheiro tutelar e revelou a frustração. “Cheguei aqui e depois tive que voltar. Uma fila grande dessa é uma falta de consideração. Uma confusão danada”, disse.

Por volta das 9h, Cristina Pinto Coelho, de 51, chegou para votar na Diretoria Regional de Assistência Social, na Rua Rio de Janeiro, quando o sistema havia caído. Ela, então, se deslocou até a Fafich e por quase duas horas ficou no local, mas acabou desistindo de dar seu voto. “Eu vi muita família, criança, idoso, adultos, todo mundo querendo votar e muita gente desistiu. Meu candidato merece, mas não tenho condição de passar a manhã e a tarde na votação”, relatou.
 
A demora não foi sentida por todos. Natália Barros, de 27, foi com a família e relatou que os pais, mais velhos, conseguiram votar com celeridade, já que a sala de votação tinha uma fila preferencial. “A gente achou que era muito importante (votar). Quisemos esperar na fila, vencemos o momento e votamos”, disse.

Tereza Barros, mãe de Natália, conta que já vota em conselheiros tutelares há mais tempo e que esse ano, inclusive, foi mais rápido do que os outros. “Essa é a terceira vez que voto e acho que teve um progresso imenso na votação. Precisa de melhoras, é lógico, mas está bem mais organizado”, explica.

Sistema próprio

Belo Horizonte optou por usar um sistema de votação eletrônico desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), ao invés de utilizar o sistema que foi disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para auxiliar no processo.

Outras cidades do país, incluindo na Região Metropolitana de BH (RMBH), como Betim e Contagem, fizeram uso do sistema da Justiça Eleitoral.

Segundo a defensora pública Daniele Bellettato, coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da DPMG, BH foi a única capital que não adotou o sistema da justiça eleitoral.

“Betim, Contagem, vários municípios do interior do estado estão usando o sistema do TRE e BH institui nesse sistema da Prodabel que todo ano dá problema. Temos uma ação civil pública que trata das eleições do Conselho Tutelar e temos tentado fazer prova de que esse sistema não funciona”, explicou.

Em nota, a Prefeitura de BH informou que os problemas aconteceram por volta das 10h e que trabalha para que as eleições ocorram sem maiores interferências e sejam finalizadas no horário previsto, às 17h.

A PBH também ressaltou que, de acordo com o edital que rege o processo, a votação poderia utilizar cédulas de papel caso a interrupção do sistema demorasse 60 minutos seguidos, o que não teria se concretizado em nenhuma das seções de votação.

Reação nas redes sociais

Veja as reclamações de eleitores que tentaram votar nas eleições do Conselho Tutelar:








Leia a nota da PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) informam que estão empenhados na solução de todas as questões que se apresentarem no 10° Processo de Escolha do Conselheiros Tutelares, garantindo, dentro um processo democrático e transparente. 

Informam ainda  que, por volta das 10h, problemas técnicos apresentados no sistema de comunicação da Prodabel resultaram no atraso no  processo de votação. As  equipes técnicas estão trabalhando para que a votação transcorra sem mais intercorrências dentro do horário previsto.

Cabe destacar que a utilização da votação em cédulas de papel, de acordo com o edital que rege o Processo de Escolha, seria adotada em caso de interrupção do sistema por 60 minutos seguidos, o que não se concretizou em nenhuma das seções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)