(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍCIA FEDERAL

Guedes sobre venda de joias: 'Maior operação desde guerra da cisplatina'

Comentarista da GloboNews fez piada com a revelação de envolvimento do comando das Forças Armadas com um esquema de venda ilegal de joias


11/08/2023 18:14 - atualizado 11/08/2023 18:27
440

Octavio Guedes
Esquema envolve militares da Marinha, Exército e Força Aérea (foto: Reprodução/GloboNews)
O comentarista de política Octavio Guedes, da GloboNews, fez piada com o envolvimento dos militares no esquema de venda ilegal de joias da presidência da República, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), revelado pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (11/8).

“É uma notícia interessante. Uma joia trazida por um almirante, transportada por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e negociada por um general. Provavelmente a maior operação militar desde a guerra da Cisplatina”, disse Guedes.

A guerra foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as províncias do Rio da Prata, atual Argentina, pelo controle da Cisplatina, região que hoje é o Uruguai. O conflito foi o primeiro envolvimento militar do Brasil independente, indo de 1825 até 1828.

Já nesta sexta foi revelado que militares da ativa e reserva estão envolvidos em um esquema que usa estrutura do governo para vender itens de alto valor da presidência da República, e posteriormente recomprado os itens.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do general da reserva do Exército Mauro Lourena Cid, pai de Mauro Cid, o advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, e o tenente do Exército, Osmar Crivelatti.

Os valores entraram nas contas bancárias por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores. Os fatos configuram crime de peculato e lavagem de dinheiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)