(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Luto:

Ex-deputado estadual Roberto Amaral morre em Belo Horizonte

Com base no Norte de Minas, ex-parlamentar também foi superintendente da Codevasf e diretor regional da Sudene


21/07/2023 14:19 - atualizado 22/07/2023 09:03
440


 
foto mostra ex deputado
Ex-deputado Roberto Amaral morreu nesta sexta-feira, 21 de julho (foto: Redes sociais/divulgação)

O ex-deputado estadual Roberto Amaral morreu na manhã desta sexta-feira (21/06), aos 84 anos, em hospital de Belo Horizonte, onde estava internado. O velório será realizado neste sábado (22/7), das 9h às 14h, no saguão da Assembleia Legislativa. O corpo será cremado no Cemitério Parque da Colina, na Capital, no mesmo dia, às 15h.

 

Com base no Norte de Minas, Roberto Amaral exerceu mandato na Assembleia Legislativa no período de 1991 a 1994, retornando à Casa  na legislatura seguinte como suplente.

 

Em seu primeiro mandato, filiado ao PTB,  foi vice-líder do então governador Hélio Garcia. Em 1994, foi o relator do projeto de lei, sancionado por Hélio Garcia e que viabilizou a gratuidade do ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a antiga Fundação Norte Mineira de Superior (FUNM), estadualizada pela Constituição Mineira de 1989.

 

 

 

Atualmente, a instituição conta com mais de 13  mil alunos matriculados com 11 unidades fora de sua sede nas regiões Norte e Noroeste do estado e no Vale do Jequitinhonha.


Em nota de pesar, a Unimontes manifesta o reconhecimento ao ex-deputado  como “um grande benfeitor do ensino superior público,  com elevada contribuição ao desenvolvimento do Norte de Minas e do estado de Minas Gerais”.

 

Natural de Sete Lagoas, Roberto Amaral foi radicado em Montes Claros, onde o pai se destacou como comerciante. Formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi servidor de carreira do  Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e, por 13 anos, foi superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em Montes Claros.

 

O  ex-parlamentar foi responsável por importantes obras voltadas para o combate à seca no Norte de Minas.

 

No Dnocs, na década de 1960,  ele atuou na construção da barragem do Bico da Pedra, no rio Gorutuba, em Janaúba.

 

No comando da Superintendência Regional da Codevasf, liderou a implantação dos projetos de irrigação do Jaíba e Pirapora (nos municípios homônimos),  viabilizados com água do Rio São Francisco); e Gorutuba, que aproveita água retirada da barragem do Bico da Pedra, entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha.

 

Além disso, durante sua gestão na unidade regional de Codevasf, o órgão construiu diversas barragens que garantem o fornecimento de água para o consumo humano, manutenção das criações e para a produção agrícola no Norte de  Minas. Entre obras que inaugurou estão as barragens de Itacarambi (município de São João das Missões) e Jiboia (município de São Francisco),  Mocambinho (Porteirinha), Sao Domingos, Canabrava e Pedro Jú (municípioi de Francisco Sá).

 

Por um curto período (no final da década de 1990), no segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,  exerceu o cargo de diretor regional da Superintenndência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em Montes Claros. Ainda na gestão de FHC, a Sudene foi extinta, sendo “recriada” no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007.

 

Roberto Amaral deixou a  mulher (Neide Peres Amaral) e quatro filhos: Roberto Mauro Filho, Greycielle, Priscila e Ronney.

  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)