(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA FEDERAL

Juíza Gabriela Hardt permanece na Vara da Lava-Jato em Curitiba

Magistrada queria remoção para uma Vara em Florianópolis, mas teve pedido negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)


14/06/2023 16:02 - atualizado 14/06/2023 16:38
440

Gabriela Hardt
Gabriela Hardt substituiu Sergio Moro na condução da Lava-Jato, sendo responsável por condenar Lula no caso do sítio de Atibaia (foto: Reprodução/Ajufe)
A juíza federal substituta Gabriela Hardt não conseguiu a remoção para uma Vara em Florianópolis (SC). Ela atua na 13ª Vara de Curitiba, onde estão abrigados os processos remanescentes da Operação Lava-Jato, e tinha se inscrito em maio para um concurso de remoção, organizado pelo Conselho de Administração do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

 

Hardt tem substituído o juiz titular da 13ª Vara de Curitiba, Eduardo Appio, desde 22 de maio, a partir do afastamento temporário dele, sob suspeita de ter praticado infrações disciplinares.

 

A negativa a Gabriela Hardt ocorreu, de acordo com o TRF-4, porque outros juízes tiveram prioridade, em função do critério de antiguidade.

 

 

Na Vara Federal responsável pela Lava-Jato, a juíza é substituta, termo que se refere não à condição de suplente ou "reserva", mas ao estágio na carreira de magistrado. Os casos da operação estavam sob responsabilidade de Appio, que é juiz titular.


Hardt atua nos processos da operação em situações de férias ou ausência. Ela chegou a conduzir os casos da Lava-Jato temporariamente entre 2018 e 2019, após Sergio Moro abandonar a magistratura, e se mostrou alinhada com as teses do hoje senador.


A juíza, por exemplo, expediu a sentença que condenou Lula à prisão na ação penal do sítio de Atibaia (SP), em medida que dois anos mais tarde foi anulada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)