(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Opus/EM: Nikolas, Tramonte, Viana e Duda são os mais citados em BH

Eleitores que votariam em branco, anulariam o voto ou que não quiseram responder somam 31%


29/05/2023 06:00 - atualizado 29/05/2023 06:25
440

Foto aérea de Belo Horizonte
A margem de erro é de 5 pontos, com intervalo de confiança de 95% (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)
Pesquisa realizada pelo pelo Instituto Opus (opuspesquisa.com) e publicada com exclusividade pelo Estado de Minas mostra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) com 15% das intenções de voto no cenário estimulado – quando nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados.

 

Na sequência, a disputa está acirrada, com seis nomes entre 10% e 5% das intenções. São eles: Mauro Tramonte (Republicanos) com 10%; o senador Carlos Viana (Podemos) e a deputada federal Duda Salabert (PDT), ambos com 9%; o jornalista Eduardo Costa (Cidadania) e o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), com 6%; e o atual prefeito Fuad Noman (PSD), com 5%. 

Outros oito nomes foram citados por 3% ou menos dos entrevistados. Áurea Carolina (Psol) e Márcio Lacerda (PSB) têm 3% das intenções, cada; Gabriel Azevedo (sem partido) registra 2%; Alexandre Silveira (PSD), Marcelo Aro (PP) e Reginaldo Lopes (PT), ambos com 1%; além de Iran Barbosa (MDB) e Paulo Brant (PSDB), que registraram entre 0% e 1%.
 
De acordo com o levantamento, 14% disseram que anulariam ou votariam em branco na disputa pela prefeitura da capital e outros 15% não souberam dizer ou não quiseram responder.

Sem Nikolas

O Instituto Opus simulou um outro cenário para saber as intenções de voto dos eleitores, desta vez sem Nikolas Ferreira e com o deputado estadual Bruno Engler o substituindo. Nesse caso, Viana está numericamente à frente na disputa, com 11% das preferências. 

Depois do senador, aparecem Tramonte e João Leite, com 9% cada; além de Duda e Eduardo Costa, ambos com 7%. Na sequência, estão Fuad e Áurea Carolina, com 5%; Aro e Engler com 4%; Lacerda com 3%, Azevedo e Silveira com 2%, Brant, Barbosa e Lucas Gonzales (Novo) com 1%. Já Reginaldo Lopes ficou entre 0% e 1%.
Segundo o levantamento, 16% disseram que anulariam ou votariam em branco na disputa pela prefeitura da capital e outros 13% não souberam dizer ou não quiseram responder.
 
A Pesquisa Opus/Estado de Minas foi realizada em Belo Horizonte entre os dias 6 e 8 de maio. Foram feitas 400 entrevistas com eleitores. A margem de erro é de 5 pontos, com intervalo de confiança de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)