(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGRISHOW

Agrishow cancela cerimônia de abertura que teria participação de Bolsonaro

Cancelamento da tradicional cerimônia de abertura do evento ocorre após a polêmica envolvendo o "desconvite" ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro


30/04/2023 11:00 - atualizado 30/04/2023 13:42

Bolsonaro na Agrishow
Bolsonaro no evento da Agrishow de 2022 (foto: Anderson Riedel/PR)
A organização da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) anunciou na noite desse sábado (29/4) o cancelamento da tradicional cerimônia de abertura do evento, após a polêmica envolvendo o "desconvite" ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para que não comparecesse ao ato, que contaria com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow enfrenta uma crise com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde a última terça-feira (26), quando houve a conversa entre o presidente da feira, Francisco Matturro, e Fávaro.

 

LeiaBanco do Brasil retira patrocínio da Agrishow após 'desconvite' a ministro 

 

O ministro disse ter se sentido "desconvidado" ao receber a sugestão de participar da Agrishow na terça-feira (2), quando haverá uma reunião da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), um dia depois da abertura oficial, que estava marcada para às 11h de segunda (1º).

 

A confirmação do cancelamento da cerimônia foi feita à Folha de S. Paulo por Matturro.

 

Depois do desconforto inicial, o governo federal ameaçou cancelar o patrocínio do Banco do Brasil à feira, que acontece desde 1994 em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) e é a mais importante do setor agrícola no país.

 

A previsão para este ano é negociar mais que os R$ 11,243 bilhões registrados em 2022 em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem (R$ 11,77 bi, em valores atualizados pela inflação). São aguardados 190 mil visitantes.

 

LeiaMotociata e Cavalgada; veja como Bolsonaro chegou a Agrishow em 2022  

 

Segundo um comunicado das entidades organizadoras, que não foi enviado à imprensa, mas a expositores, a decisão foi tomada "em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura".

 

"[As entidades] Optaram por não realizar solenidade de abertura da feira, prevista para o dia 1º de maio, às 11h. A Agrishow mantém a sua tradição de ser a principal vitrine do setor, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio", diz trecho do comunicado, que pede para que os visitantes mantenham suas agendas para conhecer as inovações tecnológicas para o agronegócio.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)