(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UBERABA

Desconvidado da Agrishow, ministro da Agricultura vai à ExpoZebu

Além de Zema, outros dois governadores estão confirmados para a abertura da maior feira de raças zebuínas do mundo


28/04/2023 19:05 - atualizado 28/04/2023 20:56

vista do Parque Fernando Costa
Parque Fernando Costa, em Uberaba (Triângulo Mineiro), será palco da 88ª ExpoZebu (foto: ABCZ/Divulgação)
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o governador Romeu Zema confirmaram presença na abertura da 88ª edição da ExpoZebu, em Uberaba (Triângulo Mineiro), que acontece neste sábado (29/4), a partir das 10h, no Parque Fernando Costa. O evento, que vai até 7 de maio, é considerado a maior feira de raças zebuínas do mundo.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apesar de convidado, ainda não há a confirmação da presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Isto porque, a assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já informou à ABCZ que ele não irá porque não tem disponibilidade de agenda para comparecer. 

Além de Zema, estão confirmados para a abertura da ExpoZebu 2023, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o de Goiás, Ronaldo Caiado, que estará em Uberaba, ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado. 
Ainda conforme a assessoria de imprensa da ABCZ, com relação à presença de deputados federais e estaduais estão confirmados na abertura do evento aproximadamente 15 nomes.

‘Saia justa’


Na última quarta-feira (26/4), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou que foi “desconvidado” para a abertura da Agrishow, marcado para acontecer a partir do próximo domingo (1º/5), em Ribeirão Preto (SP).

Segundo informações divulgadas pelo Globo Rural, o presidente da Agrishow, Francisco Maturro, procurou o ministro, na terça-feira (25/4), para informar da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na abertura do evento, sendo que teria sugerido ao ministro de ir ao evento em outro dia.

Fávaro afirmou ao blog da jornalista Andréia Sadi, que a organização da Agrishow queria constrangê-lo politicamente, ao adiar a sua participação para um dia depois da de Bolsonaro. "Eles [organizadores da Agrishow] não desceram do palanque", disse o ministro ao blog. 

Expozebu tem expectativa de R$ 350 milhões em negócios 

Segundo a ABCZ, a 88ª edição da ExpoZebu deve gerar cerca de R$ 350 milhões em negócios e atrair um público superior a 430 mil pessoas.

“Mais de 25 países participarão da feira, uma expectativa de mais de 600 visitantes de comitivas internacionais. Para esta edição, são mais de 2.300 animais inscritos, vindos de criatórios de todas as regiões do país.
 
A ExpoZebu conta, ainda, com 35 leilões oficializados, quatro shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífico, concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos, dias de campo, Farm Tours e um seminário sobre carbono neutro”, divulgou a ABCZ.

Confira neste link a programação de shows do evento.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)