(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEBRAE

Frente Parlamentar se posiciona contra tentativa de interferência no Sebrae

Documento publicado pela frente parlamentar afirma que os atuais dirigentes do Sebrae já sinalizaram que o serviço atuará em consonância com o governo federal


24/03/2023 20:43

José Zeferino Pedrozo, Margarete Coelho, Carlos Melles e Bruno Quick
Diretoria eleita para o quadriênio 2023-2026: José Zeferino Pedrozo, Margarete Coelho, Carlos Melles e Bruno Quick (foto: Erivelton Viana/Divulgação)
A Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) se pronunciou sobre o imbróglio envolvendo a direção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o governo federal. A organização, que é uma coalizão de deputados e senadores, se posicionou de forma favorável à atual gestão do serviço, eleita no fim do ano passado, ainda durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República e alvo de críticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Acompanhamos, com muita preocupação, o noticiário das últimas semanas a respeito de iniciativas para anular o resultado de eleição realizada em 29/11/2022, na qual foram escolhidos os novos dirigentes do Sebrae para o quadriênio 2023-2026, em total conformidade com os estatutos da instituição e à legislação em vigor no país. Os dirigentes foram empossados em 04/01/2023 e estão em pleno exercício de suas funções. Agora, exige-se a destituição deles e a realização de uma nova eleição, uma vez que houve uma troca de comando no Palácio do Planalto”, diz a nota emitida pela FCS.

O documento publicado pela frente parlamentar também afirma que os atuais dirigentes do Sebrae já sinalizaram que o serviço atuará em consonância com o governo federal e será seu aliado em iniciativas de fomento ao empreendedorismo para criação de emprego, trabalho e renda, gerados no âmbito dos pequenos negócios.

A FCS, composta por 215 parlamentares e presidida pelo senador Efraim Filho (DEM-PB), destacou que a direção do Sebrae colaborou com todos os presidentes eleitos desde 1990, quando o serviço foi desvinculado da administração pública e segue com as mesmas práticas durante o início da atual passagem de Lula pelo Palácio do Planalto.

Histórico


Carlos Melles foi reeleito diretor presidente do Sebrae para o quadriênio 2023-2026 em novembro do ano passado, concorrendo em chapa única. No mesmo pleito, Bruno Quick Lourenço de Lima foi escolhido para a diretoria técnica, e Margarete de Castro Coelho, para a direção de Administração e Finanças. A nova formação do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal também foi definida na ocasião.

O desconforto do governo federal com a direção do Sebrae se deu ainda antes da recondução de Melles à presidência. À época à frente do gabinete de transição de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tentou, sem sucesso, adiar a eleição.

Filiado ao PL, Melles é natural de São Sebastião do Paraíso-MG e foi eleito deputado federal por Minas Gerais durante seis mandatos. O petista Décio Lima, que concorreu ao governo de Santa Catarina, era o nome cotado pelo governo federal para o Sebrae.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)