(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUPREMO

STF forma maioria contra recurso de Zambelli para retomar porte de armas

Deputada federal Carla Zambelli é alvo de ações por ter apontado uma pistola para um homem às vésperas do segundo turno das eleições


17/02/2023 15:41 - atualizado 17/02/2023 16:13

Carla Zambelli
O incidente ocorreu durante uma perseguição a pé pelas ruas dos jardins, bairro nobre de São Paulo (foto: REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO)
Seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram contra recurso apresentado pela deputada  federalCarla Zambelli (PL-SP). Com isso, a Corte formou maioria para manter uma decisão, de dezembro passado, que suspendeu o porte e recolheu as armas da parlamentar.

Decisão foi tomada em Plenário Virtual nesta sexta-feira (17/2).

Zambelli é alvo de ações por ter apontado uma pistola para um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às vésperas do segundo turno das eleições.

O incidente ocorreu durante uma perseguição a pé pelas ruas dos Jardins, área nobre de São Paulo.

Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Edson Fachin e Roberto Barroso acompanharam o voto do relator, Gilmar Mendes.  

No voto, Gilmar Mendes afirmou que a deputada só não teve a prisão em flagrante decretada por causa do foro privilegiado. “A ausência de prisão em flagrante da deputada federal Carla Zambelli Salgado de Oliveira decorreu justamente da incidência do foro por prerrogativa de função que, contraditoriamente, pretende ver afastada no momento. Por essas razões, reafirmo a competência do Supremo Tribunal Federal”, disse.

A defesa da deputada argumentou que Zambelli havia sido ameaçada e agredida verbalmente no período eleitoral, e que agiu em legítima defesa e que usou meios moderados, sem ter disparado a arma. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)