(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GASTOS DA PRESIDÊNCIA

Picanha, camarão, Nutella e Rivotril no cartão corporativo de Bolsonaro

Notas fiscais das despesas do cartão corporativo do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro começaram a ser divulgadas nesta segunda-feira (23)


23/01/2023 09:03 - atualizado 23/01/2023 14:31

Jair Bolsonaro
Com a divulgação das notas fiscais do cartão corporativo, gastos em rivotril, picanha, doces e salgados chamaram atenção (foto: Mauro Pimentel/AFP)

As notas fiscais das despesas do cartão corporativo da Presidência da República do governo Bolsonaro começaram a ser divulgadas nesta segunda-feira (23/1) pela agência Fiquem Sabendo. Assim como os valores expressivos chamaram atenção, alguns gastos também. Entre eles, picanha, filé, camarão, nutella e Rivotril.

Os gastos com cartão vão de forma de brigadeiro, leite condensado, bombom Sonho de Valsa a salgadinho Fandangos, Doritos e materiais para festas infantis. Compras pessoais com cartão corporativo não são ilegais, porém, o recurso é disponibilizado para ações fundamentais ao governo. 
Com a divulgação das despesas de Jair Bolsonaro, os dados contrariam a imagem de um "homem simples" usada pelo ex-presidente. Além disso, Bolsonaro muitas vezes alegou que não utilizava o cartão corporativo. 
 

Picanha

 
De acordo com as notas fiscais reveladas pela agência Fiquem Sabendo e antecipadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 7 de junho de 2019, por exemplo, Bolsonaro comprou 6,3 kg de picanha Maturatta, 15 kg de filé mignon sem cordão e peças de costela defumada. 

Em abril de 2019, Bolsonaro também usou o cartão para comprar 4,2 kg de camarão rosa, 7,2 kg de bacalhau e 10,8 kg de filé de robalo.

Em um ano, o presidente realizou, no mínimo, 14 compras de picanha, 47 de filé mignon e 15 de bacalhau. 

De acordo a análise dos dados, essas despesas eram frequentes e às vezes aconteciam mais do que uma vez na semana. 

Alta gastronomia

Com base na análise das notas fiscais, foi constatado que o ex-presidente realizou 1.200 compras no 'La Palma', mercado gourmet de Brasília com produtos para alta gastronomia, ao longo de todo o mandato.

Só no Outback, rede de restaurantes, Bolsonaro gastou, ao todo, R$ 5,7 mil com 19 idas ao estabelecimento. O valor equivale a uma média de R$ 300 por vez.

Remédios


Medicamentos para depressão e ansiedade - como o Rivotril - também estão presentes nas notas fiscais. Nos documentos, as receitas médicas do ex-presidente estão anexadas. 

Festa infantil


No primeiro mês de mandato de Bolsonaro, o ex-presidente realizou uma festa infantil. Os documentos fiscais não constam para quem a festa foi direcionada, mas a lista de compras tinha línguas de sogras e enfeites.
 

Notas fiscais 


De acordo com a agência, as notas fiscais só existem em cópias físicas e até o momento a Fiquem Sabendo escaneou cerca de 20% (aproximadamente 2,6 mil páginas) do material do governo federal. Os documentos foram liberados à agência pela LAI (Lei de Acesso à Informação).
Neste momento, as notas fiscais já deveriam estar disponibilizadas na internet, mas elas se encontram apenas em um prédio do governo federal, a 700 metros do Palácio do Planalto, em Brasília. Conforme a agência, os documentos estão arquivados em caixas de papéis e muitas das notas estão praticamente apagadas e difíceis de ler.  
 
"Durante todo o tempo em que estivemos no espaço para copiar os documentos havia supervisão de servidores", disse a agência. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)