(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVASÃO AO CONGRESSO

Dino: não é vontade do governo pedir extradição de Bolsonaro

Segundo o ministro de Lula, situação do ex-presidente não se qualifica para pedido de extradição. Bolsonaro está internado em Orlando


09/01/2023 16:35 - atualizado 09/01/2023 17:30

O ministro da Justiça, Flávio Dino, negou, nesta segunda-feira (9/1), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja pedir a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está internado nos Estados Unidos.

Ex-presidente deixou o Brasil um dia antes da posse de Lula e foi internado um dia depois dos ataques terroristas organizados por seus apoiadores ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). 
Ontem, depois dos ataques, Lula responsabilizou Bolsonaro pelo terrorismo em Brasilia.

“Só é possível pedir extradição de alguém que responda processo criminal e o ex-presidente não está nessa situação. Nesse momento, não temos elemento para solicitar a extradição de Bolsonaro”, afirmou

Dino também disse haver uma questão de dinâmica com os Estados Unidos: "A soberania é deles, eles podem avaliar a conveniência da permanência de alguém no território". 

Renan quer prisão

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) fará uma petição para que Bolsonaro seja formalmente investigado no inquérito dos atos antidemocráticos e retorne dos Estados Unidos ao Brasil para prestar esclarecimentos à Justiça.

Segundo o parlamentar, caso o ex-presidente da República se recuse a prestar depoimento, haverá pedido de prisão preventiva contra ele.

“Vou solicitar hoje mesmo a inclusão formal do ex-presidente da República Jair Bolsonaro como investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, como aconteceu com o governador Ibaneis e o ex-ministro Anderson Torres. Vou pedir que seja reconhecida a condição de Bolsonaro de fugitivo da Justiça. E se ele se recusar a vir prestar depoimento, vamos pedir, nessa petição, sua prisão preventiva para garantir a aplicação da lei”, afirmou Calheiros em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (9/1).

 


O senador classificou os ataques de bolsonaristas que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília como “inimagináveis”.

Invasão aos Três Poderes


Vestidos de verde e amarelo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) nesse domingo (8). Estima-se que 4 mil pessoas participaram da ação em Brasília. Até esta segunda-feira (9), cerca de 1.200 estavam detidas no QG do Exército.

Inconformados com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os bolsonaristas ocuparam os Três Poderes para pedir um golpe militar. Foram quebrados objetos históricos, obras de artes, móveis e vidraças. Houve invasão a gabinetes e roubo de documentos e armas.

Após o ataque, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Horas depois, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar Ibaneis Rocha do governo do DF por 90 dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)