(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FESTIVAL GASTRONÔMICO

Bela Gil em BH: 'Não é só combater a fome, mas oferecer qualidade e saúde'

Em passagem por BH, membro do núcleo de Assistência Social e Combate à Fome na equipe de transição governamental falou sobre acesso à alimentação saudável


03/12/2022 14:36 - atualizado 04/12/2022 11:07

Bela Gil em Festival Gastronômico de Restaurantes Populares de BH
Bela Gil foi jurada em festival que reuniu restaurantes populares da capital (foto: Ramon Lisboa/ EM/ D.A. Press)
A apresentadora e chef de cozinha, Bela Gil, esteve em Belo Horizonte neste sábado (3/12) e falou sobre o desafio a ser enfrentado pelo próximo governo federal em oferecer acesso à alimentação de qualidade para os brasileiros. Integrante do núcleo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome na equipe de transição governamental, ela foi jurada de um festival gastronômico que reuniu os restaurantes populares da capital mineira no Mercado da Lagoinha, Região Noroeste da cidade.

“A gente tem no Brasil, 33 milhões de pessoas passando fome, mais da metade da população em situação de insegurança alimentar, que não sabe quando vai fazer a próxima refeição. Então, acho que fortalecer programas e equipamentos sociais é importantíssimo. A gente precisa dos restaurantes populares, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É importante que esses programas voltem e voltem com força para que a gente dê acesso a uma alimentação saudável para toda a população”, disse ao Estado de Minas.


Bela Gil ainda falou sobre a possibilidade do combate à fome ser aliado ao oferecimento de uma alimentação saudável. Ela cita um estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) para dizer que, além da insegurança alimentar, é importante evitar que a dieta da população seja baseada em alimentos nocivos à saúde.

“A gente não quer pensar só em acabar com a fome porque, dependendo do que a gente oferece, sabemos que pode prejudicar a saúde do indivíduo. Saiu um estudo recentemente mostrando que, em 2019, 57 mil pessoas morreram por causas diretamente relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados. Então a gente precisa ter um olhar cuidadoso para a alimentação. Não é só combater a fome, mas oferecer qualidade e saúde”, afirmou.


Além de Bela Gil, o deputado estadual André Quintão (PT) foi outro membro do núcleo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome que participou do IV Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares. O evento, neste ano, teve como tema, pratos à base de vegetais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)