(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Panfleto contra 'ideologia de gênero do PT' é apreendido em Minas

Presidente do PL de Montes Claros nega envolvimento com o fato e diz que PT também distribuiu material ilegal, anunciando encaminhamento de denuncia ao TSE


25/10/2022 21:45 - atualizado 25/10/2022 22:56

Panfleto ilegal apreendido
Panfleto irregular apreendido em gráfica de Montes Claros faz referência a 'ideologia de gênero' em escolas (foto: Redes sociais/Reprodução)
Após recebimento de denúncia, a Polícia Militar (PM) apreendeu em uma gráfica em Montes Claros, no Norte de Minas, um material impresso apócrifo, com referência à chamada “ideologia de gênero” para crianças nas escolas, recomendando às pessoas a não votarem no PT, com associação do partido à questão.

A ocorrência foi registrada na tarde dessa segunda-feira (24/10) e encaminhada à Polícia Federal, que instaurou inquérito para apurar os fatos. No material que estava sendo produzido na gráfica, é solicitado que as pessoas não votem no Partido dos Trabalhadores, e sim, no 22, número do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), rival do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

O deputado federal reeleito Paulo Guedes (PT) gravou um vídeo, divulgado nas redes sociais, no qual pede investigação sobre o material produzido ilegalmente (sem o número de CNPJ do autor, como determina a Justiça Eleitoral) na gráfica em  Montes Claros e a punição para as pessoas responsáveis. Na gravação, ele atribui a autoria do material apócrifo a “bolsonaristas”. 

Outras pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores também fizeram postagens nas redes sociais, denunciando a gráfica de Montes Claros como “uma fábrica de fake news contra o PT” e atribuindo a ação ilegal a eleitores de Bolsonaro.

Nesta terça-feira, o delegado Gilvan Cleofilas Garcia de Paula, chefe da delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, afirmou que a PF recebeu o boletim de ocorrência da Policia Militar, que instaurou inquérito “para apurar a responsabilidade”. Ele disse que ninguém foi preso.

Gilvan Garcia disse ainda que não poderia fazer comentários sobre o teor do material apreendido ou a possível autoria. “Como foi instaurado o inquérito policial, a PF não vai mais comentar o fato”, argumentou.

Presidente do PL rebate acusação


Em vídeo gravado na gráfica onde o material estaria sendo produzido, um integrante de uma entidade ligada à causa LGBTQIAP+ em Montes Claros cita o nome da presidente do diretório do PL em Montes Claros, Aline Bastos, como uma das responsáveis pela produção dos panfletos ilegais contra professores e contra o PT.

Por meio de nota, Aline Bastos negou a acusação, alegando que não tem nenhuma relação com a impressão dos panfletos e com a propagação de fake news. 

“O partido (PL) informa que vai tomar as medidas cabíveis na forma da lei, visto que atinge a honra e o bom nome da sua representante direta”, assegurou Aline Bastos.

Ela disse nesta terça-feira que foi flagrada em Montes Claros a distribuição de material produzido de forma irregular, com “comparações” entre os governos de Jair Bolsonaro e Lula, repudiando o atual presidente e enaltecendo o petista.

Segundo a presidente do PL de Montes Claros, a distribuição dos panfletos irregulares estava sendo feita por pessoas vinculadas ao PT. Ela disse iria encaminhar a dunúncia ao TSE, por intermédio do aplicativo “Pardal”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)