(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Quando começa o horário político no segundo turno das eleições 2022?

Saiba quando começará o horário eleitoral gratuito nas emissoras de televisão e rádio na campanha do segundo pleito


06/10/2022 12:31 - atualizado 06/10/2022 15:27

Na foto, fechada do prédio do TSE
O horário eleitoral gratuito nas emissoras de televisão e rádio começam a partir desta sexta-feira (7/10) (foto: Agência Brasil)
O horário eleitoral gratuito nas emissoras de televisão e rádio começa nesta sexta-feira (7/10). A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o tempo de propaganda será dividido igualmente entre os candidatos que disputarão o segundo turno para a presidência ou aos governos de 12 estados. Em Minas, não haverá segundo turno para fovernador, com a reeleição de Romeu Zema (Novo) já na primeira votação.

Desde segunda-feira (3/10), a partir das 17h, as propagandas eleitorais por amplificadores de som ou por alto-falante (das 8h às 22h), assim como a distribuição de material gráfico, passeata ou carreata, acompanhada ou não por um carro de som, estão liberadas. Comícios e a propaganda na internet também foram permitidos após 24 horas do encerramento das eleições do primeiro turno. 

De acordo com a resolução do TSE, a propaganda para presidente será veiculada na televisão de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, por sua vez, o horário eleitoral para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. 

O candidato que obteve maior número de votos no primeiro turno, conforme a lei, será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem de inserção ou programa. 
Nos estados em que haverá disputa para governador, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Já na televisão, o horário eleitoral para o executivo estadual será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. 

O TSE estabeleceu que emissoras também deverão reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo que concorrerá no segundo turno para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos na programação.

Eleições de 2022

  • Dia e horário de votação: O segundo turno ocorre no domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h, no horário de Brasília. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". 
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Ordem para votar:

  1. Governador (em casos de estados que terão segundo turno para disputa do cargo)  - dois dígitos 
  2. Presidente - dois dígitos

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)