(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOTAÇÃO

Qual é o número de Tebet para presidente nas eleições de 2022?

Senadora disputa o cargo pela primeira vez; veja com qual número que ela vai concorrer ao pleito no dia 2 de outubro


23/09/2022 12:00 - atualizado 23/09/2022 19:38

Simone Tebet discursa no Congresso Nacional
Tebet foi deputada estadual, secretária de Governo e vice-governadora em Mato Grosso do Sul (foto: Reprodução/Senado Federal)
A senadora Simone Tebet (MDB) concorre à Presidência da República pela primeira vez, com o número 15. Se não for eleita, vai ficar sem um cargo eletivo pela primeira vez desde 2003. 

 

Nasceu no município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, onde foi prefeita de 2005 a 2010. A política, de 52 anos, é filha do ex-senador Ramez Tebet e também ocupou os cargos de deputada estadual, secretária de Governo e vice-governadora. 

 

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) teve o registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de junho de 1981 e tem como atual presidente o deputado federal por São Paulo Baleia Rossi. Até 2017, a sigla era denominada PMDB. 

 

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. 
  • Ordem para votar:
  1. Deputado federal - quatro dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  3. Senador - três dígitos
  4. Governador - dois dígitos
  5. Presidente - dois dígitos

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.

 

   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)