(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOTAÇÃO

Qual é o número de Lula para presidente nas eleições de 2022?

Ex-presidente concorre pela sétima vez ao cargo; veja com qual número que ele vai disputar o pleito no dia 2 de outubro


23/09/2022 12:00 - atualizado 23/09/2022 19:11

Lula, de camisa preta, com a bandeira do Brasil ao fundo
Lula iniciou a carreira política como deputado federal por São Paulo, em 1987 (foto: Ricardo Stuckert)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputa as eleições de 2022 com o número 13. Esta é a sétima vez que ele concorre à Presidência da República, tendo sido eleito duas vezes, em 2002 e 2006.

 

Natural de Pernambuco, Lula cresceu no estado de São Paulo e começou a carreira como metalúrgico. Se tornou sindicalista e ingressou na vida política como deputado federal, em 1987. 

 

O registro do Partido dos Trabalhadores (PT) foi deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de fevereiro de 1982 e tem como atual presidente a deputada federal Gleisi Hoffmann. Lula foi o primeiro líder da sigla.

 

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. 
  • Ordem para votar:
  1. Deputado federal - quatro dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  3. Senador - três dígitos
  4. Governador - dois dígitos
  5. Presidente - dois dígitos

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)