(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro e Moraes têm 'conversa ao pé do ouvido' no TSE

Presidente e ministro do STF possuem longo histórico de confrontos; na noite desta terça-feira (16/8) foram flagrados em clima amistoso


16/08/2022 20:57 - atualizado 16/08/2022 21:21

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se sentou ao lado de Alexandre de Moraes, na posse do ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16/8). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um trecho da cerimônia em que os dois aparecem em uma conversa “ao pé do ouvido” e contrariam as especulações de um clima de "turbulência" entre eles. 

Os chefes dos poderes possuem um histórico de confrontos. A rota de colisão entre Bolsonaro e Moraes teve um de seus ápices em um evento que é foco dos inquéritos: durante um ato de 7 de setembro do ano passado, o presidente chamou o ministro do STF de "canalha" e disse que ou ele "se enquadra ou ele pede para sair".

Bolsonaro ainda classificou as eleições de "farsa", disse que só sai da presidência "preso ou morto" e exaltou a desobediência à Justiça.
 

Mas, aparentemente, as rixas entre os dois foram superadas durante a posse de Moraes no TSE, nesta terça-feira (16/8), em Brasília. Durante o discurso do procurador-geral da República Augusto Aras, uma conversa dos dois foi flagrada pelas câmeras do evento.

Nas imagens, o ministro diz algo no ouvido do presidente, tampando a boca com a mão. Bolsonaro, então, pensa e logo depois retribui com o mesmo gesto, e os dois sorriem. O vídeo repercutiu nas redes sociais.
 
Bolsonaro e Alexandre de Moraes na posse do TSE, em Brasília
Bolsonaro e Alexandre de Moraes são flagrados conversando 'no pé do ouvido' na posse do TSE, em Brasília (foto: Reprodução/Twitter)
 
 

Moraes é incisivo contra discurso de ódio nas eleições 


Porém, logo depois, Moraes fez um discurso diante do presidente, onde critica duramente, sem citar nomes, as mais recentes declarações de Bolsonaro ao duvidar das urnas eletrônicas. “Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, de destruição das instituições, de destruição da dignidade e das honras alheias”, disse. 
 

“Não é liberdade de propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao estado de direito. Inclusive durante o período de propaganda eleitoral. A plena liberdade do eleitor de escolher seu candidato, depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no próprio processo eleitoral”, acrescentou.

Por fim, ele reforçou que, à frente do TSE, atuará de forma incisiva nas eleições para evitar qualquer discurso de ódio. “A intervenção da Justiça Eleitoral será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou divulgações de notícias falsas ou fraudulentas. Principalmente naquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais”, reforçou.
 

Ao falar sobre as urnas eletrônicas, Moraes foi aplaudido por toda a plateia, incluindo os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Bolsonaro não aplaudiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)