(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIGNIDADE MENSTRUAL

Distribuição gratuita de absorventes em escolas de BH é aprovada na Câmara

Projeto de lei foi coordenado pela vereadora Duda Salabert (PDT), que comemorou nas redes sociais


11/08/2022 18:06 - atualizado 11/08/2022 19:27

Absorventes
Câmara de BH aprova em 2° turno PL para distribuição de absorventes nas escolas da rede municipal (foto: Agência Brasil)
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estima-se que uma a cada quatro jovens já faltou à escola por não ter acesso a absorventes. Com isso, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em 2° turno, nesta quinta-feira (11/8), o Projeto de Lei (PL) que garante a distribuição dos itens fundamentais para a saúda da mulhe na rede pública de ensino da capital mineira. 

A vereadora Duda Salabert (PDT), que cobrou a iniciativa do Executivo Municipal, comemorou a conquista nas redes sociais e explicou o projeto. “Depois de mais de um ano de articulação com diversos atores sociais, conquistamos essa vitória”, destacou.
 

“Em janeiro de 2020 apresentei ao então prefeito Alexandre Kalil o tema da dignidade menstrual. Ele se sensibilizou e pediu para que eu construísse essa política com as secretarias de governo”, contou. 
 
 

Ela ressaltou que o gasto para o município era um valor pequeno em comparação ao bem que a política pública poderia fazer a todas as meninas que necessitam do item. “A distribuição gratuita de absorventes para todas as estudantes da capital representaria 0,012% do orçamento da educação - valor minúsculo comparado à importância dessa política pública”, escreveu.

Logo depois, a parlamentar disse também que o tema foi debatido nos conselhos municipais, que também foram favoráveis. “Em seguida, criamos com a prefeitura um questionário que foi apresentado às escolas do município, perguntando se a comunidade escolar era favorável à distribuição de absorventes. Perguntamos também outras questões ligadas à dignidade menstrual”, disse.
 
 
“Após ouvir escolas, conselhos municipais e economistas,entrei em contato com a Secretaria de educação de São Paulo para entender como o programa de dignidade menstrual foi construído por lá. Depois desses acúmulos, construímos o PL de dignidade menstrual que foi hoje aprovado em 2º turno”, concluiu.



Após a votação de hoje, o projeto seguirá para ser sancionado pelo Executivo municipal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)