(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Ciro sobre Bolsonaro: 'Nessa cabeça delirante está sim a ideia do golpe'

Candidato à presidência pelo PDT apontou que o atual chefe do Executivo usa ataques às urnas eletrônicas como 'cortina de fumaça'


27/07/2022 22:30 - atualizado 27/07/2022 22:59

Montagem: Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL)
Ciro Gomes (PDT) chama Jair Bolsonaro (PL) de "delirante" e aponta que pode estar pensando no golpe (foto: Reprodução/Globoplay/ Sergio Lima / AFP)

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (27/7) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentará o golpe para continuar no poder. De acordo com ele, o atual chefe do Executivo utiliza uma “cortina de fumaça” ao atacar as urnas eletrônicas. Apesar disso, o pedetista não crê que o Exército estará junto dessa “ideia delirante”.

“O Bolsonaro não tem como explicar a contradição orgânica de um cara que se elegeu denunciando a corrupção do PT e que virou com os mesmos atores o grande corrupto. Não tem como explicar o colapso econômico que prometeu com Paulo Guedes, a racionalidade liberal, com o governo trágico que está fazendo com a economia brasileira”, declarou, em sabatina na GloboNews.
 

Ciro continuou: “Ele não tem como explicar a inflação, está muito pesada e está declinando porque a economia brasileira está morrendo. O terceiro trimestre vai todo mundo ver porque estamos entrando em uma recessão pesada porque é um quadro horrivel. É um desastre social, econômico e moral.” 

O político citou ainda alguns escândalos envolvendo o nome de Bolsonaro nos últimos anos. “Os filhos todos envolvidos em ‘ladroeira’, a esposa envolvida em roubalheira, recebe cheque do Queiroz. Chega perto do condomínio do cara o mau cheiro das milícias”.
 

“Então ele tem que inventar esses espantalhos para coesionar a tropa dele. A ideia é a seguinte: não vamos deixar o povo discutir emprego, salário, inflação que você está perdido. Tem que inventar uns fetiches morais, temas religiosos, e desviar a atenção para essa questão”.

Golpe

De acordo com Ciro, é necessário ficar atento ao que o atual presidente pode fazer. “Na cabeça delirante do Bolsonaro está sim a ideia do golpe”, declarou. “Nós, democratas, temos que estar absolutamente atentos e dizer que não aceitaremos o golpe”, acrescentou.

LEIA MAIS - Ciro sobre crise no país: 'Bolsonaro é culpado dessa tragédia'

O ex-governador do Ceará ainda contou que Bolsonaro não tem apoio unânime no Exército. “Tenho contatos dos 16 comandos relevantes do Exército, 12 são legalistas e 4 são vulneráveis ao apelo do Bolsonaro. Basta ter 1 legalista para não ter o golpe. Então o Exército não está nessa, nem no mundo econômico. A comunidade internacional, os americanos já estão dizendo que precisa respeitar o resultado das eleições”.

“Isso quer dizer que o Bolsonaro, no delírio dele, não vai tentar? Precisamos estar atentos. Mostrar para ele que vai para a cadeia se fizer qualquer coisa que violente a Constituição”, concluiu Ciro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)