
De acordo com o Survival International, manifestantes se concentraram à noite em frente ao Ministério de Relações Exteriores da Espanha para denunciar a "conivência" de Xavier e da atual gestão da Funai com o genocídio indígena no Brasil.
Os manifestantes também protestaram pela falta de esforços durante as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips, além dos ataques e perseguições promovidos pelo órgão contra lideranças e organizações indígenas.
Maria Dantas, deputada hispano-brasileira na Espanha, estava presente na manifestação e também fez um discurso contra as políticas antiindígenas, em especial impulsionadas no governo Bolsonaro.

"Esse senhor [Xavier] é politicamente responsável por muitas mortes de indígenas. Ele também é politicamente responsável pelo assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira [...] politicamente responsável por muito do desmatamento que acontece agora no Brasil, com os grileiros, com toda a abertura do governo Bolsonaro para as transnacionais e também para seus amigos latifundiários", declarou.
