(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Lula em evento em Juiz de Fora: 'Vou fazer 40 anos em 4'

Petista participou de encontros com políticos, representantes da educação e líderes de movimentos sociais da região


12/05/2022 00:26 - atualizado 12/05/2022 00:26

Ex-presidente Lula durante discurso em evento em Juiz de Fora (MG)
Ex-presidente Lula durante discurso em evento em Juiz de Fora (MG) (foto: Lucas Almeida)
O ex-presidente Lula (PT) fez uma visita a Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, nessa quarta-feira (11/5). Acompanhado da correligionária e prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT), o atual pré-candidato do Partido dos Trabalhadores à presidência participou de encontros com prefeitos e vereadores da região e com líderes da educação e de movimentos sociais.
 
Lula chegou a Juiz de Fora pela manhã, desembarcando no Aeroporto da Serrinha. Logo após, ele seguiu para o Memorial Presidente Itamar Franco, também conhecido como “Memorial da República'', onde se reuniu com reitores de universidades federais da região e representantes de diretórios estudantis.
 
Na parte da tarde, o ex-presidente encerrou sua visita participando de um evento realizado pelo PT de Juiz de Fora na quadra do Sport Club. A cerimônia contou com a presença de organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Levante Popular da Juventude. Estavam presentes também sindicalistas e políticos da região.
 
Programado para começar às 15h, o evento teve início apenas por volta das 17h, e contou com falas de lideranças sociais e políticas. O discurso de Lula foi o último e fechou o encontro. Nele, o petista falou sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), direitos trabalhistas e da mulher, privatizações e fez promessas para o caso de uma possível vitória nas eleições de outubro.
 
Lula começou sua fala elogiando a trajetória de Margarida Salomão, relembrando o trabalho da prefeita como reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O pré-candidato recordou também o apoio que recebeu de eleitores da Zona da Mata em pleitos anteriores, dizendo que a relação com a região vem “desde a eleição de 1989”.
 
Lula e Margarida Salomão durante o evento
Lula e Margarida Salomão durante o evento (foto: Lucas Almeida)
 
Mencionando Bolsonaro, Lula criticou a estratégia de enfrentamento da COVID-19 adotada pelo governo federal e a alta nos preços dos alimentos, e disse que o atual presidente terá uma “resposta nas urnas”. “O Bolsonaro fala em golpe. Ele vai sofrer um golpe dia 2 de outubro. Um golpe democrático, popular”, assegurou o pré-candidato.
 
Apesar de ainda não poder fazer promessas de campanha, Lula se comprometeu a ampliar o funcionamento do aeroporto de Juiz de Fora, caso ganhe. Citando o plano de ação "Cinquenta anos em cinco", de Juscelino Kubitschek, o petista afirmou que vai fazer o Brasil crescer “quarenta anos em quatro”. “Eu tenho que fazer mais do que eu já fiz”, refletiu. 
 
Se dirigindo diretamente aos “empresários”, Lula pediu que parassem de “tentar privatizar as nossas empresas públicas”. Ele citou os processos de privatização da Eletrobras e dos Correios e disse que não vai permitir que iniciativas do tipo cheguem a outras estatais, como a Petrobras.
 
Entre os apoiadores nas arquibancadas, o clima era de “já ganhou”. Lideranças pediram que os presentes fizessem campanha boca a boca em seus círculos sociais, para garantir uma vitória já no primeiro turno. Antes e depois do evento, a plateia cantou os jingles da campanha e entoou mensagens de apoio, dizendo que o ex-presidente é o “guerreiro do povo brasileiro”.
 
Apoiadores lotaram as arquibancadas da quadra do Sport Club
Apoiadores lotaram as arquibancadas da quadra do Sport Club (foto: Lucas Almeida)
 
Lula encerrou sua fala assegurando um retorno à região da Zona da Mata durante a campanha eleitoral. Após o término do discurso, por volta das 18h, a quadra foi esvaziada e a entrevista coletiva do ex-presidente, que estava programada para acontecer logo depois da cerimônia, foi cancelada, sem maiores explicações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)