(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROPINA

Divinópolis: em áudio, secretário fala em pagamento para aprovar projetos

Pabloneli Vidal afirmou que prática na Secretaria de Meio Ambiente é conhecida "em toda a cidade". Após declaração ele recuou: 'jamais quis falar isso'


05/05/2022 15:39 - atualizado 05/05/2022 16:00

Prefeitura de Divinópolis
O secretário de Meio Ambiente deixou a entender que há corrupção no setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Divinópolis (foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

O secretário de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, Pabloneli Vidal, se retratou após relacionar servidores da pasta à cobrança de propina. Em um áudio que vazou, o secretário diz que "se pagar vai", se referindo a aprovação de projetos. A autenticidade da gravação foi confirmada, nesta quinta-feira (5/5), pela assessoria de comunicação da prefeitura.

No áudio, divulgado pela vereadora Lohanna França (PV), o secretário diz que a prática é conhecida "por toda a cidade". "A Secretaria de Meio Ambiente, na parte da aprovação de projetos, é um setor que se pagar, se você conhecer, se você tem um jeitinho lá dentro, o seu processo vai, caso ao contrário, beleza. Se alguém discorda comigo, está aberta a palavra aqui para manifestação", afirmou.
Em seguida, ele é interrompido por um participante: "na aprovação de projetos eu nunca vi isso não". Completa dizendo desconhecer "corrupção" no setor.

O secretário então insiste: "isso é dito nos corredores, tanto da própria prefeitura, quanto da sociedade". Vidal ainda cita o afastamento de sete servidores por determinação judicial por “facilitação de alvarás”.

Gravação


Ele foi gravado durante o Fórum de Desburocratização realizado na semana passada com engenheiros e arquitetos do município. A declaração não agradou os servidores que pediram providências à Secretaria de Governo.

Entretanto, segundo a vereadora, eles teriam sido ignorados e recebido como resposta apenas que, se o "secretário quisesse, ele pediria desculpas".

"O secretário de Meio Ambiente fala em nome do governo, é um cargo indicado por vocês. Se ele diz que há corrupção na secretaria, ele diz que vocês escolheram pessoas incapazes de apurar o que acontece na administração", afirmou Lohanna. A vereadora cobrou a exoneração de Vidal.

Medidas


A assessoria de comunicação da prefeitura confirmou que a secretária de Governo, a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC), tomou conhecimento dos fatos após ter recebido documento protocolado pelos fiscais e analistas da secretaria.

Afirmou que ainda na última sexta-feira (29/04) foi realizada uma reunião com todos que assinaram o documento para ouvi-los e tomar providências. Janete, então, decidiu advertir o secretário.

"Reiterando que o seu comportamento não estava de acordo com o que se espera de secretários municipais e orientou o titular da pasta a mudar a postura, "que é inaceitável", além de determinar outras ações de ajuste de conduta que serão tomadas na próxima semana na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana", informou a assessoria.

A assessoria também relatou que, antes do áudio tornar-se público, o secretário já havia se retratado. Na terça-feira (3/5), também na reunião do Fórum de Desburocratização, ele desculpou-se, segundo o órgão, voluntariamente pelo erro.

"Fiz uma fala que fui muito infeliz com os meus próprios servidores. Deixei a entender que eles tinham uma conduta que não fosse aquela que se espera do servidor público. Jamais eu quis falar isso, direcionar isso", recuou.

Ao se redimir, Vidal trocou as acusações por elogios. Disse que a equipe de análise de projetos atual é "jovem, produtiva e participativa".

Nenhum procedimento administrativo foi instaurado pelo governo para averiguar a veracidade da declaração do secretário. A assessoria mencionou a investigação em curso pelo Ministério Público e informou que "toda tramitação inerente a possíveis desvios está sendo encaminhada ao órgão para averiguação".

"O Poder Executivo entende que o acontecimento foi grave, mas a retratação pública foi importante, além de que providências foram tomadas para que o incidente não volte a ocorrer. A administração acompanhará o progresso do caso", finalizou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)