(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TIRADENTES

Medalhas da Inconfidência não serão entregues em Ouro Preto

Curto prazo entre a confirmação do evento e a data de realização inviabilizou a confecção das comendas em tempo hábil, segundo governo


20/04/2022 10:44 - atualizado 20/04/2022 17:41

PraçaTiradentes
Ato simbólico de 2020 em homenagem ao Dia da Inconfidência Mineira, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (foto: Gil Leonardi/Governo de Minas)
A celebração do Dia da Inconfidência Mineira na manhã desta quinta-feira (21/04), em Ouro Preto, não terá a tradicional entrega das medalhas a personalidades. A ideia é que as comendas sejam distribuídas em data posterior, na sede da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Para amanhã, estão previstos momentos tradicionais da festa, como a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.

No segundo momento da solenidade, o rito de entrega das medalhas, com a presença dos Dragões da Inconfidência, vai ser cumprido - a colocação dos exemplares no pescoço dos homenageados, porém, não ocorrerá. Isso, por causa do curto prazo entre a confirmação do evento, em 4 de abril, e a data de realização. A solenidade foi oficializada já neste mês por causa da necessidade de avanço positivo dos indicadores da pandemia.

"Diante desse cenário, somado à escassez de insumos também ocasionada pela pandemia, conforme explicado pelos fornecedores, a produção das medalhas ficou comprometida, de forma que os homenageados deverão recebê-las a posteriori", lê-se em comunicado do Palácio Tiradentes.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), será agraciado com o Grande Colar da Inconfidência, honraria máxima dos festejos de Tiradentes. Ele não estará em Ouro Preto nesta quinta por causa de viagem previamente agendada a Portugal, em missão do Senado.

A lista de homenageados prevê a concessão de títulos da Inconfidência a 169 pessoas. Além dos 83 nomes de 2022, quando a solenidade foi cancelada por causa da COVID-19, também seriam homenageados 86 pessoas que foram indicadas em 2020, mas que não receberam a honraria naquele ano. Não houve nominados em 2021. A entrega das medalhas em outra data foi reforçada, também, pelo conselho responsável pelas homenagens. O grupo é presidido pelo deputado estadual Agostinho Patrus (PSD), presidente da Assembleia.

 "A presidência do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência esclarece que não haverá entrega de medalhas durante a solenidade em Ouro Preto, marcada para esta quinta-feira, dia 21 de abril, como já informado pelo Governo do Estado. A homenagem aos agraciados ocorrerá no Palácio da Inconfidência, na sede do Parlamento mineiro, em Belo Horizonte, em data ainda a ser marcada." 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)