(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FUNCIONALISMO

Zema vetará reajuste superior a 10% para servidores: 'Não temos como pagar'

Governador de Minas propôs índice para frear motim policial, mas Assembleia aumentou porcentual original


30/03/2022 19:34

Zema tem até o dia 5 de abril para conceder o aumento de 10,06%
Zema tem até o dia 5 de abril para conceder o aumento de 10,06% (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
governador Romeu Zema (Novo) disse, nesta quarta-feira (30/3), que vai vetar as emendas que dão, a três categorias do funcionalismo público, reajuste salarial superior aos 10,06% ofertados por ele. A declaração foi dada pouco mais de uma hora após os deputados aprovarem texto com mecanismos que crescem a recomposição dos vencimentos aos profissionais da saúde, da educação e da segurança.
 
 

"Como já disse antes, o reajuste de 10% pra todos os servidores de Minas é o limite que a situação do Estado permite no momento. Qualquer valor acima será vetado pois não temos como pagar. Entre ser responsável com o futuro ou voltar ao desequilíbrio do passado, sigo na primeira", escreveu o governador, no Twitter.


Aos educadores da rede estadual de ensino, o texto aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa garante, fora o reajuste original, o cumprimento do piso nacional do magistério, que determina majoração de 33,24%.

Zema tem até o dia 5 de abril para conceder o aumento de 10,06%, conforme versa a legislação. Em anos eleitorais, reajustes só podem ser dados antes dos 180 dias que precedem a eleição.

O veto dele aos reajustes complementares, no entanto, vai retornar ao Parlamento, que tem a prerrogativa de anular a decisão do governador.

Deputados estaduais favoráveis aos aumentos extras já previam a reação de Zema e confiam que será possível derrubar os vetos. Eles se fiam no fato de 50 dos 77 parlamentares terem votado favoravelmente ao texto aprovado nesta quarta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)