(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Queiroga ataca governadores que vão vacinar crianças: 'Não são médicos'

Ministério da Saúde recomenda que a vacinação do público infantil seja feita somente com apresentação de uma prescrição médica


29/12/2021 10:03 - atualizado 29/12/2021 11:02

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga defende prescrição médica para aplicação da vacina contra COVID-19 no público infantil (foto: Walterson Rosa/MS)
Desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina Pfizer contra COVID-19 em crianças de 5 a 12 anos, em 16 de dezembro, o assunto gerou grande discussão. O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública, disponível até este domingo (2/1), e recomenda que a vacinação seja feita com apresentação de prescrição médica.

Nesta quarta-feira (29/12), o ministro Marcelo Queiroga falou a jornalistas, em Brasília, e criticou prefeitos e governadores que se posicionaram contra a medida.

Segundo o gestor da pasta, a vacinação do público infantil é um assunto pacificado. “A recomendação do Ministério da Saúde está aí para que todos os brasileiros tomem conhecimento, para que a sociedade civil possa se manifestar. A consulta pública é um instrumento da democracia, amplia a discussão sobre o tema e dá mais tranquilidade aos pais para que eles possam levar os seus filhos às salas de vacinação", afirmou. 
 

Apesar da recomendação, pelo menos 15 estados apontaram que não vão exigir prescrição médica. Queiroga ainda alegou interferência do poder Executivo estadual nas secretarias. "Governadores falam em prescrição (médica), prefeitos falam em prescrição. Pelo que eu sei, a grande maioria deles não é médico, então eles estão interferindo nas suas secretarias estaduais e municipais", acusou. 

Minas Gerais, por exemplo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), afirmou que vai recomendar a vacinação sem receita. "Após analisar documentos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vai recomendar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19, sem exigência de receita médica. A SES-MG frisa que em nenhuma outra campanha de imunização houve necessidade de receita médica e, sim, o acompanhamento dos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade", informou a pasta.
 

A consulta pública começou na última quinta-feira (23/12) e vai se estender até 2 de janeiro. Poderão participar desta Consulta Pública a população em geral, sendo pessoas físicas ou jurídicas interessadas na matéria, respondendo o Formulário disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br e sendo necessário fazer o login no site.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)