(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SINAL VERDE

CCJ da Câmara aprova PEC que reduz aposentadoria compulsória no STF

Projeto abriria brecha para Jair Bolsonaro indicar dois ministros, já que Ricardo Lewandowski e Rosa Weber poderiam se aposentar pela idade


23/11/2021 22:32

Imagem da fachada do STF
Projeto abriria brecha para Jair Bolsonaro indicar dois ministros, já que Ricardo Lewandowski e Rosa Weber poderiam se aposentar pela idade (foto: Divulgação/EBC)
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, nesta terça-feira (23), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159/19, que determina que servidores públicos e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) serão aposentados compulsoriamente aos 70 anos de idade. Atualmente, a idade é de 75 anos. 


A proposta revoga a emenda 88/15, que aumentou de 70 para 75 anos a aposentadoria compulsória de ministros do STF, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União.

A regra, por exemplo, abriria brecha para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicasse dois ministros do STF, uma vez que  Ricardo Lewandowski e Rosa Weber possuem 73 anos. A presidente da CCJ, deputada Bia Kicis (PSL-DF), que faz parte da base de Bolsonaro, foi a autora do projeto.

Com a aprovação na CCJ, a proposta segue para a análise de uma comissão especial. Depois, ela ainda precisa ser aprovada pelo Plenário, em dois turnos de votação. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)